Publicidade
Notícias | Novo Hamburgo SAÚDE

Prédio do antigo 'Postão' será reformado no Centro de Novo Hamburgo

Ordem de início das obras da nova sede do SAE foi assinada nesta terça-feira pela prefeita Fátima Daudt. Mais de R$ 1 milhão será investido

Por Joceline Silveira
Publicado em: 27.09.2022 às 15:06 Última atualização: 08.05.2023 às 11:13

O prédio do antigo "Postão" será reformado em Novo Hamburgo. A ordem de início das obras foi assinada nesta terça-feira (27) pela prefeita Fátima Daudt. O prédio histórico, construído no final da década de 1940, está localizado na esquina das Ruas Joaquim Nabuco e Magalhães Calvet, no Centro, e vai abrigar o Serviço de Atendimento Especializado (SAE). O investimento total é de R$ 1.643.941,26.

A empresa vencedora da licitação é a Seattle Construtora Ltda, que terá seis meses para concluir a reforma após o início dos trabalhos. As obras estão previstas para iniciar na próxima segunda-feira (3).


"Temos feito um esforço muito grande para viabilizar esta obra, que vai resgatar este imóvel histórico. Assim como eu, muitos hamburguenses devem lembrar deste prédio quando eram crianças. Queremos recuperar sua beleza arquitetônica, e também dar a ele uma utilidade para toda a população de Novo Hamburgo, recuperando sua finalidade histórica na área da saúde", disse a prefeita nesta manhã.

Atualmente, o SAE está localizado em um prédio alugado no bairro Hamburgo Velho (esquina das Ruas General Osório e Borges do Canto), disponibilizando atendimento médico, exames e testes rápidos. "Antes do processo licitatório, tivemos que fazer um completo levantamento das condições estruturais do prédio e das necessidades, inclusive levando em conta o valor histórico do imóvel", relembra o secretário de Saúde, Marcelo Reidel, que acrescenta que a nova localização tornará o SAE mais acessível aos usuários dos serviços.

"O SAE presta atendimento para portadores de hepatite, HIV, e inclui também a população trans, onde eles/elas têm acesso a atendimento médico, exames, testes rápidos e até preservativos", detalha. Conforme Reidel, a expectativa é que posteriormente a sede da Vigilância Sanitária também seja transferida para o local.

Como será a obra

As obras envolvem o prédio histórico e também um segundo imóvel, localizado nos fundos. Serão "57 ambientes entre consultórios, salas administrativas e banheiros", observa a secretária de Obras de Novo Hamburgo, Greyce da Luz.

No prédio do antigo "Postão" todo telhado será trocado, o piso vinílico será substituído por por porcelanato, o forro de gesso e reboco de todas as salas também receberão melhorias. "Além da recuperação da estrutura, estão previstas reformas nas instalações elétricas e hidráulica e pintura de ambos os imóveis", completa Greyce.

A obra também permitirá a reativação da escadaria, o acesso principal pela Rua Joaquim Nabuco, assim como a rampa para cadeirantes.

Prédio desocupado há 4 anos

Desde 2018, quando a UPA Centro foi inaugurada, o espaço do antigo PA ficou desocupado. Em novembro de 2020, a Administração Municipal chegou a abrir licitação e ter empresa vencedora para a revitalização, processo que acabou parando. "Em função da pandemia, o mercado da construção civil vem sofrendo oscilações, principalmente de preço. Isso levou à desistência da empresa e tivemos que recomeçar do zero, com atualização da planilha de valores", justifica a prefeita Fátima Daudt.

Manifestação

Na madrugada de 7 de março o espaço foi ocupado por manifestantes. A mobilização, organizada por mulheres e pessoas trans, segundo o grupo, tinha como objetivo chamar a atenção para a falta de acesso à saúde básica. À época, a Prefeitura de Novo Hamburgo se posicionou por meio de nota. Segundo o Executivo, o município conta, em parceria com a Feevale, ambulatório de atendimento à população trans na universidade e vinculado à regulação de consultas da Secretaria Municipal de Saúde.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual