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Notícias | Novo Hamburgo SUBSTITUTO DA FAIXA NOBRE

Definida empresa que fornecerá tecnologia para o estacionamento Rotativo Digital de Novo Hamburgo

Data de implementação do sistema será definida pela Comur nos próximos dias; previsão é que entre em funcionamento ainda em outubro

Por Redação
Publicado em: 04.10.2022 às 18:36 Última atualização: 04.10.2022 às 18:36

A empresa vencedora da licitação para o novo sistema de estacionamento rotativo de Novo Hamburgo é a G2 Empreendimentos e Logística Ltda, com sede em Cornélio Procópio, no Paraná. O Rotativo Digital, que substituirá a Faixa Nobre, será implementado neste mês, conforme previsão da Companhia Municipal de Urbanismo (Comur). Como o próprio nome diz, será totalmente digital, com possibilidade do usuário ter o aplicativo em seu smartphone para fazer as reservas.

Definida empresa que fornecerá tecnologia para o estacionamento Rotativo Digital de Novo Hamburgo
Definida empresa que fornecerá tecnologia para o estacionamento Rotativo Digital de Novo Hamburgo Foto: Tatiane Brandão/PMNH


De acordo com a Prefeitura, a empresa será a responsável por fornecer a solução tecnológica em estacionamento ao Município. Segundo o diretor-geral da Comur, Maurício Saul, o Rotativo Digital vai democratizar o acesso de motoristas às principais vias de Novo Hamburgo por permitir uma rotatividade maior no Centro. "A partir do momento em que o usuário tem o aplicativo baixado, ele descobre que o processo é extremamente simples e prático", destaca.

A data de implementação do rotativo será definido nos próximos dias. Conforme a Comur, "haverá uma reunião ainda nesta semana com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) para definir os próximos passos no processo de implantação do novo sistema".

Novo sistema

Com o novo sistema, as formas de validação e pagamento do tíquete de estacionamento serão feitas via aplicativo, com ampliação no tempo máximo de permanência do veículo na vaga das atuais 2 para 3 horas. O Centro da cidade terá duas áreas tarifadas, a Zona Verde e a Zona Azul, sendo a primeira com mais de 1.200 vagas e a segunda, bem centralizada, com 740 pontos de estacionamento. Do total, 5% serão destinadas a idosos e 2% a veículos de pessoas com deficiência (PCD), devidamente cadastradas.

Entre as novidades, o uso da vaga por meia hora, com possibilidade de até três horas (atualmente os cartões são por hora, com tempo máximo de duas horas). A terceira hora, se usada, terá tarifa em dobro. Outra novidade é a possibilidade de cancelar crédito adquirido a mais. Por exemplo: reservou uma hora, mas voltou antes do término da primeira meia hora.

Já a pessoa que esqueceu de reservar a vaga e é avisada. Ela terá 24 horas para fazer o acerto com a Comur, pagando 10 vezes o valor, sem risco de ser notificada pela autoridade de trânsito.

Toda a operação será por intermédio de funcionários da Comur. Eles utilizarão os equipamentos para leitura das placas num sistema interligado com Guarda Municipal e Secretaria de Desenvolvimento Urbano. Um painel, na central de controles, dirá se a vaga está livre, ocupada, se foi paga ou não e se o tempo de uso já estourou.

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