Publicidade
Notícias | Novo Hamburgo OUTUBRO ROSA

Em meio a ações sobre saúde da mulher, Centro de Novo Hamburgo ficou 'rosa' neste sábado

Atividades culturais na Praça do Imigrante e uma caminhada lembraram da importância da prevenção ao câncer de mama

Por Juliana Dias Nunes
Publicado em: 08.10.2022 às 17:11

As ruas centrais de Novo Hamburgo ganharam a cor do mês de outubro na manhã deste sábado (8). O rosa nas camisetas e acessórios lembrava da prevenção ao câncer e cuidados com a saúde da mulher. O grupo se reuniu logo cedo em uma abertura oficial das atividades na Praça do Imigrante. A praça ganhou também outras cores com apresentações de danças gaúchas e sobre a história da colonização de Novo Hamburgo. Os participantes também tiveram aulas de alongamento e de dança.

Caminhada Outubro Rosa - 0810
Caminhada Outubro Rosa - 0810 Foto: Juliana Nunes/GES-Especial


Por volta das 10h30, o grupo, liderado pelo coletivo Amigas de Mãos Dadas e pela Liga Feminina de Combate ao Câncer, iniciou uma caminhada que seguiu até a Praça Punta del Este, em frente ao Bourbon Shopping. "Hoje é o Dia D. Esta é a nossa oitava caminhada, tivemos uma pausa por conta da pandemia, mas conseguimos retomar. É uma maneira de ressaltar a importância da prevenção, é importante que as mulheres se toquem, façam os exames", reforça a assistente social e coordenadora do Amigas de Mãos Dadas, Flavia Regina Trevisan.

Na Punta del Este, a comunidade teve acesso à exames gratuitos, como testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite, além de vacinas da gripe e da polio (gotinha), aferição de pressão arterial, orientações sobre saúde da mulher e saúde bucal, e outros serviços.

Apoio mútuo

O grupo Amigas de Mãos Dadas se reúne todas às segundas-feiras, entre 13h30 e 16h30, no salão da Catedral São Luiz Gonzaga. Segundo Flavia, as mulheres contam com atendimento multidisciplinar. A auxiliar de escritório Lisete Thomazi Ferreira, 65, faz parte do grupo. Ela descobriu um nódulo na mama em janeiro de 2021.

Lisete, Zenaide e Rosevania
Lisete, Zenaide e Rosevania Foto: Juliana Nunes/GES-Especial
"Senti uma dor na mama, fiz o autoexame e senti o nódulo. Depois da biópsia veio a notícia de que era câncer. Segui fazendo quimio e hoje ainda faço a quimio oral", conta Lisete, que assim como outras pacientes ainda precisou superar a angústia pela demora em conseguir consultas e marcar a cirurgia. "É uma espera de cinco, seis meses e esta é uma doença que não se pode esperar, em muitos casos o nódulo aumenta ou células podem se espalhar. Deus me deu muita força. É difícil. Nos 15 dias após a sessão de quimio me sentia uma inútil, precisando de ajuda pra tudo, fiquei muito fraca. Mas uma coisa nunca pensei: que fosse morrer. Eu sabia que ia fazer o que tivesse que fazer e sairia vitoriosa", lembra Lisete, que participou das atividades deste sábado com as amigas e companheiras de grupo, a aposentada Zenaide Selau, 54, e a assistente comercial externa Rosevania Simões, 50.

"No grupo uma dá suporte para a outra", Zenaide. "Fica uma grande amizade", completa Rosevania. 

Atividades em Taquara

Taquara também teve atividades relacionadas ao Outubro Rosa neste sábado, realizadas pela prefeitura em parceria com o Hospital Bom Jesus, Grupo Laços de Amor, Sesc, Lions Clube, Hinode, Faccat, Rotary Club, Unipacs e Oncoprev.

Um dos destaques foi a Caminhada da Saúde, organizada pelo Grupo Laços de Amor, com concentração às 9 horas na Rua Júlio de Castilhos, em frente à Câmara de Vereadores. O grupo seguiu até a Praça Marechal Deodoro. No local, também teve a Feira de Artesanato e Agricultura Familiar, alusiva ao Outubro Rosa, até as 17 horas.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual