Publicidade
Notícias | Novo Hamburgo

Mostratec vai distribuir mais de R$ 1 milhão em premiação

Feira estudantil começa nesta terça na Fenac e reúne 664 projetos

Por Débora Ertel
Publicado em: 25.10.2022 às 03:00 Última atualização: 25.10.2022 às 08:40

 


Depois de dois anos, a maior feira de iniciação científica da América Latina está de volta à Fenac. É a 37ª Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), promovida pela Fundação Liberato Salzano Vieira da Cunha, de Novo Hamburgo. A expectativa é receber 40 mil visitantes, reunindo 1,8 mil expositores, responsáveis por 664 projetos científicos nas mais diversas áreas do conhecimento.

Apesar do encontro de jovens pesquisadores já ser uma atração e despertar o desejo de muitos estudantes, a feira oferece um atrativo a mais. Graças ao apoio de entidades de classes, órgão públicos e empresas, os melhores trabalhos também são premiados. "A premiação é um motivante a mais. Afinal, quem não gostaria de ganhar um curso superior, participação em outra feira ou um curso de idiomas?", comenta o diretor-executivo da Liberato, Ramon Hans.

A estimativa é que os prêmios, ligados à pesquisa e à educação, ultrapassem a cifra de R$ 1 milhão. "Eles querem vir para a Mostratec para confraternizar, isso já é tradicional. Mas ganhar um prêmio como esse estimula que eles façam trabalho de pesquisa o ano inteiro", avalia Hans.

Entre os prêmios ofertados estão vaga em programa de StartupRS Digital, estande no Gramado Summit 2023, expedição científica às Ilhas da Trindade e Martin Vaz e patente para projeto. Também serão distribuídas duas bolsas de cursos de qualificação, oito bolsas de estudos para cursar graduação, vaga de estágio e três bolsas de estudos para idiomas. Ainda tem notebooks, calculadoras e assistente virtual. Os melhores trabalhos ainda garantem credenciamentos para ao menos 15 feiras diferentes, entre eventos nacionais e internacionais.

A Mostratec também vai conceder sete vagas, com tudo pago, para a Feira Internacional de Ciência e Engenharia (Isef, na sigla em inglês), que ocorre em Dallas, nos Estados Unidos. A Isef é considerada um dos maiores eventos do mundo. Neste ano, os finalistas competiram por cerca de 8 milhões de dólares em premiações, entre bolsas de estudo, estágios e viagens de campo. A premiação da Mostratec reserva ainda uma vaga, com viagem patrocinada para uma feira na Suíça e outra na Tunísia.

A visitação na feira entre hoje e quinta-feira é das 13h30 às 21 horas, com entrada franca.

Bastidores

Nesta segunda-feira, a Fenac já recebia estudantes para organizarem os seus estandes de apresentação.

O clima era de finalização de detalhes nos corredores, para deixar tudo pronto a tempo. O grupo que veio de Taiwan, formado pela orientadora Sheng-hui Wu, 51, a coorientadora Su Pei-Ting, 35, e estudante Yu-yi Chanf, 17, que vem pela primeira vez ao Brasil, ocupou o corredor para montar o seu painel.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual