Mostratec Júnior: crianças de 3 a 5 anos exploram e compartilham conhecimento científico
Espaço voltado a projetos de alunos da educação infantil é parte da Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia realizada na Fenac
A 37ª edição da Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia, a Mostratec, chega ao fim nesta quarta-feira (26), em Novo Hamburgo. A visitação na Fenac permanece aberta até as 21 horas. Neste ano, o evento reuniu mais de 1,8 mil expositores, com 666 trabalhos científicos apresentados.No espaço Mostratec Júnior, escolas de educação infantil apresentam projetos desenvolvidos com crianças de 3 a 5 anos. Para a professora Patrícia Diniz, a mostra é uma oportunidade para que os pequenos tenham contato com o conhecimento científico desde cedo. Ela estava na feira acompanhada dos alunos da EMEF Luiz Loeser, de Nova Petrópolis, que apresentaram uma pesquisa sobre os Bombeiros.
37ª Mostratec reúne mais de 600 projetos científicos em Novo Hamburgo
Vitor Kley será uma das atrações da 2ª Virada Cultural de Novo Hamburgo
Para desenvolver o projeto, as crianças tiveram contato direto com os Bombeiros Voluntários do município. A cada 15 dias, a turma visitava a base operacional, onde pôde vivenciar a rotina da corporação e, até mesmo, andar de caminhão pela cidade. Essa, para as crianças, foi a parte preferida do trabalho. A escola também levou à Mostratec pesquisas de estudantes do Ensino Fundamental.
De onde vem a chuva?
Também de Nova Petrópolis, a EMEI Ottinho levou à feira crianças de 3 e 4 anos. O trabalho aborda a formação dachuva, e o tema foi definido a partir da curiosidade dos alunos. O grupo foi orientado pela professora Ângela Maria Blume.
"Em Nova Petrópolis, a gente tem muito problema de seca, de falta d’água, principalmente no verão. Então, as crianças ficam muito felizes quando chove. Um dia, quando elas viram que o tempo ia fechar, foram para a sala observar a chuva", conta a professora.
Observando as conversas, a professora percebeu a curiosidade da turma sobre de onde a chuva vem e como ela se forma. "Em cima das curiosidades, eu trabalhei as hipóteses. Começamos a falar sobre como essa chuva se desenvolve, por que essa chuva é tão importante para nós", detalha.
Ao longo do trabalho, as crianças fizeram passeios de observação e uma simulação de chuva, com auxílio de uma professora de geografia. O projeto teve início em maio, com uma turma de 15 crianças. Quatro delas participam da Mostratec com a professora.