Publicidade
Notícias | Novo Hamburgo TRANSPORTE COLETIVO

Novo Hamburgo deve publicar em dezembro edital com nova data para licitação dos ônibus

Prazo para abertura dos envelopes com as propostas das empresas interessadas na concessão do transporte coletivo municipal será de 30 dias

Por Redação
Publicado em: 16.11.2022 às 21:37

O edital com a nova data para abertura da licitação dos ônibus em Novo Hamburgo deve ser publicado em dezembro. O anúncio sobre o calendário do processo licitatório foi feito pela Prefeitura nesta quarta-feira (16). O prazo para abertura dos envelopes com as propostas das empresas interessadas na concessão do transporte coletivo municipal será de 30 dias. 

Novo Hamburgo deve publicar em dezembro edital com nova data para licitação dos ônibus
Novo Hamburgo deve publicar em dezembro edital com nova data para licitação dos ônibus Foto: InézioMachado/GES/Inezio Machado/GES

Na quinta-feira da semana passada (10), o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul revogou a liminar e negou o recurso da Viação Hamburguesa, atual empresa responsável pelo transporte coletivo no Município, e autorizou que o processo de licitação fosse retomado no formato proposto pela administração municipal.

A licitação havia sido lançada em 5 de abril deste ano, com previsão de abertura dos envelopes com as propostas das empresas interessadas em 12 de maio, o que acabou não acontecendo devido a impugnações administrativas e que acabaram na Justiça em junho. Inicialmente, a Justiça hamburguense havia decido em favor do Município, mas a empresa recorreu e voltou a perder na semana passada. A Viação Hamburguesa alegava, entre outros, que a licitação teria exigências que impediriam especificamente sua participação no certame, o que não foi comprovado, segundo a Prefeitura.

Retomada 

Na licitação do começo do ano, o preço máximo previsto no edital era de R$ 5,30. Na tarde desta quarta-feira (16), representantes da Procuradoria-Geral do Município, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação e do setor de licitações estiveram reunidos e apontaram a necessidade de atualização da planilha de valores de referência.

"Esta planilha de valores é de abril e a licitação está suspensa pela Justiça desde junho. Precisamos verificar quais os impactos de custos como combustíveis, dissídios da categoria e outros terão na formação da tarifa", explica a procuradora-geral do Município, Fernanda Luft.

De acordo com a Prefeitura, a expectativa é de que haja mais de uma interessada no certame, pois haviam sido feitas três visitas técnicas de empresas interessadas, inclusive uma de fora do Rio Grande do Sul. A vencedora será a empresa que ofertar o menor preço de tarifa das passagens, cumprindo as exigências do edital. Entre as mudanças previstas estão a implantação de linhas troncais para ligar os bairros ao Centro, linhas circulares nos bairros, ônibus com acessibilidade, câmeras de segurança, sistema de avaliação e botão de pânico.

A previsão é de que a empresa vencedora comece a ofertar os serviços em até seis meses. O contrato será de 10 anos, podendo ser renovado por mais dez, caso as metas definidas no edital sejam atingidas pela prestadora de serviços.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual