Publicidade
Notícias | Novo Hamburgo PARA CONFERIR

Intervenção volta a colorir muros com obras de artistas locais em Novo Hamburgo

Segunda edição do projeto Arte no Muro é a maior exposição de rua do Brasil em número de artistas visuais

Por Redação
Publicado em: 02.12.2022 às 21:25 Última atualização: 02.12.2022 às 21:31

A intervenção Arte no Muro chegou a sua segunda edição nesta sexta-feira (2) com reproduções de obras de 151 autores, em muros do bairro Hamburgo Velho, em Novo Hamburgo. Considerada a maior exposição a céu aberto do Brasil em número de artistas visuais, dezenas de artistas enfrentaram o calor da tarde ensolarada desta sexta e voltaram a transformar quase 500 metros quadrados de muros em uma grande galeria de arte a céu aberto.

Segunda edição do Arte no Muro colore caminhos com obras de artistas locais em Hamburgo Velho
Segunda edição do Arte no Muro colore caminhos com obras de artistas locais em Hamburgo Velho Foto: Adriane Costa/Divulgação

As obras são diferentes das apresentadas no ano passado. A intervenção pode ser conferida em trecho da Avenida Victor Hugo Kunz e na Rua General Osório. “É uma grande celebração cultural, por isso convidamos todos a participar e conhecer mais sobre a arte produzida na cidade”, diz Magna Sperb, uma das idealizadoras da ação.


A exposição ao ar livre, com 151 reproduções impressas em cartazes lambe-lambe, em formato de aproximadamente 1,5 metro x 1metro, integra o projeto Mesa de Arte na Praça, no Muro, na Rede, na Caixa. A proposta de intervenções artísticas contemporâneas busca democratizar a arte, formar novos públicos, mapear e difundir as Artes Visuais. O projeto é um desdobramento da Mesa de Arte na Praça (MAP), idealizada e capitaneada pelo Coletivo A4 Falando em Arte. O grupo é formado pela curadora Ana

Hauschild e pelas artistas visuais Simone (Bala) Blauth e Andrea Hilgert, além de Magna. “Nosso objetivo é compartilhar as artes visuais com um maior número de pessoas, levar as obras à comunidade, a espaços alternativos e de grande circulação de público, democratizando o acesso e, ao mesmo tempo, promovendo a divulgação dos artistas”, resume Ana.

Nova fase

O projeto agora terá a segunda convocatória para artistas visuais. Foi aberto nesta sexta-feira o prazo para que novos interessados se inscrevam para participar da MAP. Também serão mapeados Espaços de Ensino das Artes Visuais e Espaços Expositivos. Na primeira edição, em 2021, o alvo era o município de Novo Hamburgo, quando foram identificados 151 artistas nascidos, que residem ou que desenvolveram sua arte na cidade. Agora, a abrangência foi ampliada para mais cinco cidades do Vale do Sinos, envolvendo Campo Bom, Dois Irmãos, Estância Velha, Ivoti e Morro Reuter.

Os selecionados terão espaço no site do projeto, com a divulgação de até 10 obras de sua autoria e um currículo do artista. Além destas inclusões, a atualização da plataforma digital envolverá ainda a sua reprogramação, com a adição de ferramentas de acessibilidade comunicacional, ampliando a inclusão digital.

Ações em outras cidades

Dentro do projeto, estão previstas duas edições da Mesa de Arte na Praça, em Campo Bom e em Dois Irmãos. A ação promove a exposição de reproduções de obras em varais, no formato A3, de no mínimo 150 artistas, em locais de grande circulação de pessoas.

“É sempre muito gratificante promover esta aproximação entre os artistas e o público, mais uma vez facilitando o acesso à arte”, comemora Andrea. Outras atividades previstas são duas edições da Arte na Caixa, em duas entidades de assistência a jovens e/ou adultos com deficiência intelectual, sendo uma em Estância Velha e a outra em Ivoti. “Para a Arte na Caixa, utilizamos reproduções de obras de arte no formato A3 de, no mínimo, 100 artistas, mais uma vez democratizando o acesso à arte”, exalta Bala Blauth.

Mais informações podem ser obtidas no site do projeto.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual