Publicidade
Notícias | Novo Hamburgo FORTE CHUVA

Chuva alaga ruas e transborda arroio em Novo Hamburgo

Pelo segundo dia consecutivo, moradores do bairro Canudos registram momentos de tensão ocasionados pela forte chuva deste domingo (4)

Por Matheus Chaparini e Nadine Funck
Publicado em: 04.12.2022 às 17:14 Última atualização: 04.12.2022 às 20:15

Por mais um dia, a chuva assusta os moradores do bairro Canudos, em Novo Hamburgo. Se no sábado (3) os moradores e usuários da Rua Bruno Werner Storck tiveram que lidar com alagamento em um ponto próximo à Avenida dos Municípios, neste domingo (4), a tensão se espalhou pela localidade. Novos pontos registraram alagamentos e o arroio Pampa transbordou na Rua Alcântara. A água chegou a invadir casas e estabelecimentos comerciais.

Rua Pedro Carneiro Pereira
Rua Pedro Carneiro Pereira Foto: Matheus Chaparini/GES-Especial
Na Rua Bartolomeu de Gusmão com a Rua Pedro Carneiro Pereira, a pista permanecia alagada no decorrer da tarde. Alguns condutores se arriscavam na Rua Pedro Carneiro Pereira, onde a situação estava mais acentuada. A água já batia nos joelhos dos passantes.


Na Rua Alcântara, quase na esquina com a Elvira Maria da Conceição, uma sorveteria encheu de água. Solange Aparecida Santos da Silva, 38, é auxiliar de limpeza e proprietária do estabelecimento. A empresa já havia sido fechada justamente por conta dos alagamentos, mas como fazia mais de um ano que o local não registrava essa situação, ela decidiu tentar novamente. No sábado, a água chegou até a porta do estabelecimento, mas na tarde de domingo, ela relata que "entrou com tudo".

O carro de seu marido, que também é proprietário do local, precisou ser amarrado na pressa pra não ser arrastado pela correnteza. Veja vídeo:

 Os moradores tiram barro de rodo das casas, lavando com mangueira. Ele relatam que isolaram a rua por conta própria com fita e sinalizam o local pra quem passa.

 Alguns ficam na ponte, olhando para o arroio, esperando baixar. Um tronco de árvore de cerca de dois metros foi registrado sendo levado pela água.

Moradores olham o arroio da Rua Alcântara na esperança de baixar o volume de água
Moradores olham o arroio da Rua Alcântara na esperança de baixar o volume de água Foto: Matheus Chaparini/GES-Especial

Na esquina da Rua Alcântara com a Rua Focker, população ainda sofria com o volume de água por volta das 17h30 de domingo. Neste mesmo horário, a Defesa Civil da cidade auxiliava moradores da Rua Bruno Werner Storck, próximo ao local. De acordo com eles, não há desabrigados, apenas desalojados até o momento.

Na esquina das ruas Danilo de Oliveira e Costa e Silva tem bloqueio parcial. Cavaletes estão na pista porque parte do asfalto rachou e soltou pedaços em volta de uma tampa de bueiro.

"Todo ano isso, até quando?", desabafou Cleberson Koller, 35 anos, ao enviar uma foto de sua casa, localizada na Rua Alícia Muller, completamente alagada pelas chuvas. O morador de Canudos diz que a família enfrenta a situação "com muita dor". "Ver nossas filhas passarem por isso dói muito. Minha esposa fica nervosa sempre que começa a chover", contou.

Casa fica alagada com chuva na Rua Alicia Muller
Casa fica alagada com chuva na Rua Alicia Muller Foto: Cleberson Koller

Alagamentos também são registrados em outros bairros

O acúmulo de água também dificultou a passagem de veículos e assustou a moradora do bairro Rondônia, Ilse Spindler. Na Rua Bertoldo Rech, onde mora, é a segunda vez este ano que a chuva alaga a via.  

Alagamento no bairro Rondônia
Alagamento no bairro Rondônia Foto: Ilse Spindler

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual