Publicidade
Notícias | Novo Hamburgo CONSCIENTIZAÇÃO

Violência contra a mulher é tema de debate em Novo Hamburgo

Grupo Mulheres do Brasil promoveu bate-papo na Praça do Imigrante na manhã deste domingo (4). Ação integra mobilização internacional

Por Matheus Chaparini
Publicado em: 04.12.2022 às 18:33

Neste domingo (4), ocorre uma mobilização em diversas partes do mundo pelo combate à violência contra mulheres e meninas. Em Novo Hamburgo, um grupo se reuniu pela manhã para um bate-papo aberto à comunidade na Praça do Imigrante. A roda de conversa foi organizada pelo grupo Mulheres do Brasil. Criado em 2013, o grupo reúne cerca de 112 mil mulheres brasileiras espalhadas pelos cinco continentes.

Bate-papo foi organizado pelo grupo Mulheres do Brasil
Bate-papo foi organizado pelo grupo Mulheres do Brasil Foto: Matheus Chaparini/GES-Especial


Fernanda Franceschetti é uma das líderes do núcleo Novo Hamburgo do grupo Mulheres do Brasil, que se reúne desde 2021. "A intenção é aumentar as informações, trazer as mulheres e os homens para este momento, para conversarmos sobre isso, e desmistificar que a violência contra a mulher é só bater, só a violência, porque a violência existe de diversas formas", afirma Fernanda.

O encontro teve a presença de representantes do Mulheres do Brasil, agentes da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) e do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim).

Perícia criminal volta ao Município

Do encontro, foram definidos dois objetivos principais. O primeiro deles é a volta da perícia a Novo Hamburgo. Atualmente, quem for vítima de violência e necessita fazer um exame de corpo de delito ou de verificação de violência sexual tem de se deslocar a São Leopoldo, que conta com atendimento em horário reduzido, ou a Porto Alegre.

De acordo com o Comdim, há a disponibilidade de um profissional do Instituto Geral de Perícia para atuar em Novo Hamburgo. Falta um espaço para o atendimento.

Outra meta é aumentar o número de registros dos casos. "O que mais falta é informação lá na ponta. Atendimento tem, a delegacia é estruturada, o conselho é estruturado", afirma Fernanda.

Telefones úteis:

Disque 180 (denúncias de violência contra a mulher)

190 (pode ser acionado no momento da violência)

Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) - 3584-5805 (Rua Júlio de Castilhos, 806)

Brigada Militar - 3586-6369 / 3584-6831

Defensoria Pública - 3581-3043 / 3581-5426

Comdim - 3527-1887 / 3527-1883

Viva Mulher - Centro de Referência para Mulher Vítima de Vviolência - 3097-9482

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual