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Notícias | Novo Hamburgo RS-373

Estrada que liga Santa Maria do Herval a Gramado começa a receber asfalto

Pelo menos um quilômetro da rodovia já foi asfaltado; Daer pretende fechar o ano com pavimentação de mais dois quilômetros

Por Júlia Taube
Publicado em: 15.12.2022 às 13:52 Última atualização: 15.12.2022 às 18:21

"Quando eu tinha 10 anos, foi falado que logo, logo ia sair asfalto. Hoje eu tenho 50 anos, e agora está vindo". O relato é do agricultor Airton José Schneider que comemora o início da colocação de asfalto na RS-373, que liga Santa Maria do Herval a Gramado. A obra para a pavimentação começou em janeiro deste ano e reacendeu a esperança nos moradores das duas cidades de dar adeus à rodovia de chão batido.

Asfaltamento começou pelo trecho entre os quilômetros 8,3 e 9,3
Asfaltamento começou pelo trecho entre os quilômetros 8,3 e 9,3 Foto: Júlia Taube/GES Especial
Os trabalhos de revestimento com asfalto quente começaram no último dia 7. Até o momento, cerca de um quilômetro da via já foi asfaltado, na altura do quilômetro 8,3 ao quilômetro 9,3 da RS-373. De acordo com o Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem (Daer), responsável pela execução da obra, a expectativa é atingir o quilômetro 11,3 da rodovia e completar três quilômetros pavimentados até o fim de dezembro.

Dez quilômetros no total

Ao todo, segundo o Daer, será feita a pavimentação de dez dos 17 quilômetros do trecho contratado, que começa no encontro da rodovia com a Estrada da Serra Grande, em Gramado, e finaliza na altura da RS-373 com a Rua Professor Laurindo Vier, em Santa Maria do Herval. A conclusão de todo o percurso é estimada para outubro de 2023.

Obra aguardada por moradores 

Jacinta Weimer e Anivo Weimer
Jacinta Weimer e Anivo Weimer Foto: Júlia Taube/GES Especial

Em frente à residência dos agricultores Jacinta Weimer, 70, e Anivo Weimer, 71, a via ainda não recebeu a camada de asfalto, mas já está com a base pronta, à espera do pavimento, que já atingiu trecho a cerca de 400 metros do endereço. Jacinta conta que mora na propriedade desde o nascimento e que sonha em ver a estrada asfaltada – desejo compartilhado pelo marido.


"Estamos muito felizes, com certeza. Eu estava acostumado com a estrada de chão sempre. Agora, eu nem me acho mais. Passo aqui e olho, penso se é aqui que eu moro", brinca, contente, o agricultor.

Melhora na qualidade de vida

Foram diversas as vezes em que a promessa do asfalto chegou aos ouvidos de quem mora às margens da RS-373, conta Schneider. No entanto, a novidade não irá interferir somente na rotina de quem trafega pelo local, mas também dos moradores que tinham de conviver com a poeira diária gerada quando os veículos passavam pela estrada de terra.

"É triste. Quando estava uns dois ou três dias de tempo bom, chegava a cobrir as plantas de poeira. No inverno, voltar para a casa era um barro só. Agora, quando tiver o asfalto, o carro vai sair limpinho e vai voltar limpinho", compara.

No local onde fica a residência de Schneider, ainda não há asfalto nem preparação do solo para receber o pavimento, há somente a obra de drenagem, realizada para escoamento da água.

Próximo à Rua 25 de Julho, na esquina com a RS-373, em Santa Maria do Herval, fica uma propriedade cujo dono é o agricultor Lauro Morschel, 72. A placa de aviso sobre a obra instalada em frente ao celeiro sugere que o asfalto está prestes a ser colocado. 

"Isso teria que ter saído há uns 40 anos, como foi a promessa e não saiu. Vai mudar muito agora, mas estava na hora de acontecer. Vai melhorar bastante para nós. Demorou, mas agora está chegando a vez."

Lauro Morschel tem propriedade dos dois lados da via e espera esperançoso pelo asfaltamento
Lauro Morschel tem propriedade dos dois lados da via e espera esperançoso pelo asfaltamento Foto: Júlia Taube/GES Especial

Fomento ao turismo e à economia

A rodovia é uma alternativa para quem sai da região metropolitana em direção à região das hortênsias, já que reduz em 20 quilômetros a distância entre Porto Alegre e Gramado. Funciona como alternativa à RS-239 e à RS-115, que passam por Taquara e Três Coroas em direção à cidade da serra gaúcha.

Joice Raquel Marmitt e Alexsandro Machado Nacarado
Joice Raquel Marmitt e Alexsandro Machado Nacarado Foto: Júlia Taube/GES Especial

No trecho limite de Santa Maria do Herval com Gramado, a empresária Joice Raquel Marmitt, 27, mantém há 13 anos um restaurante com o marido, Alexsandro Machado Nacarado, 33. O casal aposta no aumento do movimento com a chegada do asfalto.

"Hoje, servimos, mais ou menos, 50 a 60 almoços por dia, mas tudo é para a região da volta e empresas. Já chegamos a servir 120 almoços, e a gente acredita que voltará a esse número com o asfalto", estima.

Para o prefeito de Gramado, Nestor Tissot, a pavimentação deve fomentar a economia local. "Realmente, trata-se de uma ligação muito importante, e isso pode ser propulsor na motivação dos empresários em expandir os negócios nessa área. Este surgimento de novos empreendimentos proporciona geração de renda", destaca.

A prefeitura de Santa Maria do Herval ressalta que a obra facilitará o trânsito de veículos, o que inclui transporte público e de mercadorias. "Trará maior visibilidade para o nosso município, especialmente na área turística, onde temos investido recursos e esforços, tanto financeiros quanto humanos, para projetar a cidade e incluí-la no roteiro de viajantes e turistas", avalia a assessora de comunicação Zuleica Welter.

Atraso na execução da obra

Até 12 de dezembro, a obra havia executado 23% do contrato. O investimento previsto para a pavimentação é de R$ 27,6 milhões oriundos do Plano de Obras 2021-2022 do governo do Estado. Até o momento, de acordo com o Daer, R$ 7.242.972,59 desse montante já foram utilizados.

O asfaltamento começou pelo meio da rodovia. Conforme o responsável pela pavimentação, Fabiano da Silva Moreira, isso ocorreu porque essa era a parte em que a base se encontrava em melhor estado. 

"Vai ficando os pedaços prontos, e a gente vai fazendo os pedaços de asfalto. Se deixar a base pronta, dá as tempestades de verão e estraga. Então, a gente vai fazendo aos poucos", explica.

Ele acrescenta que, em alguns pontos, a terraplanagem já foi feita, e, em outros, ainda estão sendo feitos ajustes em bueiros. Há trechos também em que as marcações de sinalização na pista já tiveram início.

Mesmo com a felicidade em ver o asfaltamento saindo do papel, os moradores queixam-se da demora para o andamento da obra. "O asfalto é necessário, só que está muito demorado", critica Weimer.

Em fevereiro deste ano, o diretor-geral do Daer, Luciano Faustino, havia dito que a meta era que, até este mês, um trecho de 10 quilômetros estivesse pavimentado. Passados 10 meses da afirmação, o Daer explica que a demora para o andamento da obra se deve ao "período prolongado de chuvas na região entre março e outubro de 2022, que prejudicou serviços de terraplenagem" e que "também foram necessários ajustes quanto a desapropriações de áreas".

Desvios

Os motoristas que trafegam pelo trecho da rodovia precisam ficar atentos às alterações na rota. Há sinalizações em todo perímetro que avisam os condutores sobre as obras na pista e indicam caminho alternativo. O desvio é feito pela localidade de Nova Renânia.

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