Publicidade
Notícias | Novo Hamburgo VANDALISMO

A uma semana de fazer aniversário, Novo Hamburgo perde monumento que conta sua história

"É irrecuperável o que aconteceu. Hoje é um dia muito triste", define Ângelo Reinheimer sobre a destruição do monumento de Borges de Medeiros

Publicado em: 27.03.2023 às 20:05 Última atualização: 27.03.2023 às 20:47

"É irrecuperável o que aconteceu. Hoje é um dia muito triste para Novo Hamburgo". É assim que o diretor do Conselho de Patrimônio Histórico e Cultural de Novo Hamburgo, Ângelo Reinheimer, define o ato de vandalismo que destruiu o monumento de Antônio Augusto Borges de Medeiros.

Busto de Borges de Medeiros, na Praça 20 de Setembro, foi depredado
Busto de Borges de Medeiros, na Praça 20 de Setembro, foi depredado Foto: Débora Ertel/GES-Especial
O busto foi quebrado entre a noite de domingo (26) e madrugada de segunda-feira (27). O tronco foi arrancado e caiu no chão e, conforme moradores de rua, a cabeça e uma das mãos foi levada pelos criminosos. O tronco, a Prefeitura recolheu na manhã desta segunda-feira (27).

"Quem fez isso tinha muito tempo disponível. O monumento de bronze deveria pesar uns 200 quilos", avalia Reinheimer. A cabeça, que foi furtada, ele acredita que era maciça.

 

Sobre o valor histórico da estátua, ele explica que é uma peça única, sem imagem similar, guardiã da emancipação de Novo Hamburgo. Borges de Medeiros, assinou o Decreto de Ouro confirmando a emancipação de Novo Hamburgo de São Leopoldo em 5 de abril 1927.

"Na época, Leopoldo Petry, pediu que todos os moradores próximos do terreno onde depois foi instalada a praça, pendurassem bandeirinhas e iluminassem suas casas para comemorar", conta. Tanto, que quando os alunos aprendem sobre a história da cidade, o busto de Borges de Medeiros era um dos locais mais visitados pelas escolas.

Embora o Município passou a existir oficialmente a partir do dia 5 de abril de 1927, o pontapé inicial para que o então 2º distrito de São Leopoldo conquistasse sua autonomia começou três anos antes, em 1924. De 20 de setembro a 5 de outubro de 1924 foi realizada na Praça 20 de Setembro uma exposição agroindustrial para comemorar o centenário da colonização alemã no Rio Grande do Sul. Na época, o local era um terreno descampado. Tornou-se praça em 20 de setembro de 1935.

Posição da Prefeitura

A Prefeitura de Novo Hamburgo prestou esclarecimentos sobre o ato de vandalismo na Praça 20 de Setembro por meio da assessoria de imprensa.

"A Prefeitura através da Diretoria de Patrimônio ficou ciente na manhã desta segunda-feira, dia 27, sobre os atos de vandalismo na Praça 20 de setembro. O busto de Borges de Medeiros foi recolhido e levado para o depósito da Prefeitura. As partes retiradas (cabeça e uma da mãos) não foram encontradas no entorno da praça.

Com relação aos atos de vandalismo, a Prefeitura vai tentar identificar os autores através das câmeras de segurança do entorno do local, e caso identifique-os, tomará as providências cabíveis. A Guarda Municipal (GM) realiza ronda preventiva de maneira constante pela área central e espaços públicos.

A minuta do decreto de tombamento da Praça 20 de setembro está sob análise da Procuradoria Geral do Município (PGM). A comunidade pode ajudar na conservação desses espaços e monumentos, sendo parceira, denunciando atos de vandalismo para a GM, por meio dos telefones 153 ou 3524 - 8738."

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual