Publicidade
Notícias | Novo Hamburgo AÇÃO PELA PAZ

Grupo de 350 alunos e professores faz abraço coletivo em escola de Novo Hamburgo

Estudantes do Instituto Seno Frederico Ludwig - Ciep Canudos também tiveram um lanche especial nesta quinta

Publicado em: 20.04.2023 às 11:28 Última atualização: 20.04.2023 às 12:34

Um abraço coletivo foi realizado na manhã desta quinta-feira (20) no Instituto Seno Frederico Ludwig - Ciep, no bairro Canudos. A ação contou com a participação de 350 pessoas, entre alunos e professores da instituição de ensino. A maioria vestiu roupas brancas e cartazes com frases pedindo paz foram levados pelos estudantes. Antes da saída da escola, alunos ouviram uma mensagem do diretor José Silon Ferreira e realizaram uma oração. Após o abraço coletivo teve o lanche especial do dia: lasanha. A programação se repetirá à tarde, a partir das 15 horas.

A aluna do 2º ano da turma 21, Cauane Schardong Bigal Garcia, 8 anos, carregava um boneco de pelúcia "Jordinho" que estampava a paz. "É bom ter paz para as pessoas se dar bem", comentou Cauane. Colegas do 1º ano do ensino médio, Maria Eduarda da Silva Costa, 15, Caroline Gabriele Ramos, 15, Jaqueline Palinski, 17, e Evelyn da Silva Venite, 15, aprovaram o ato.


"Já pensou, desde que aconteceu o ataque em Santa Catarina, mostrar para a comunidade que a escola sempre foi um lugar seguro e acontecem esses incidentes que a gente acaba não controlando. Essa ação foi para mostrar à comunidade que o Seno Frederico Ludwig é uma escola segura, onde dá todas as condições para alunos", frisou, complementando que o evento foi um sucesso com a participação do momento.

A titular da 2ª CRE, Ileane Bravo, que esteve no Ciep Canudos, diz que a grande maioria das escolas está com atividades variadas pelo dia da paz. Ela exemplificou que escolas se prepararam com ações como dia do abraço, com distribuição de bombom e flores brancas, entre outras.

Faltas

A coordenadora diz que foi feito um trabalho de tranquilizar as famílias e mostrar que as escolas estariam seguras, mas foi respeitada a opinião dos pais. "Se cada pai, cada mãe entendesse que não era o momento de levasr o filho na escola, respeitamos. "Família e escola têm que andarem juntas", completou.

Mensagens nas grades do muro da Kurt Walzer

A Escola Estadual Kurt Walzer, no bairro Kephas, também fez uma ação em torno da instituição de ensino na manhã desta quinta-feira, que se repetirá à tarde.


Alunos colam cartazes pedindo paz na Kurt Walzer
Alunos colam cartazes pedindo paz na Kurt Walzer Foto: Graziela Binot/Divulgação

Alunos confeccionaram cartazes com mensagens de paz e colaram nas grades da instituição. A orientadora pedagógica Elisa Teixeira explica que pela manhã foram as turmas dos 8º e 9º anos e à tarde será a partir dos 6º até os 9º anos.

"Muitos usaram letraz de músicas, teve quem escreveu a palavra paz e outros enalteceram a frase que é conhecida entre todos aqui no bairro, o Kephas é um lugar de paz", destacou. O material ficará exposto até a próxima semana para que a comunidade possa refletir sobre o tema. 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual