Publicidade
Notícias | Novo Hamburgo EFEITOS DO CICLONE

Aberto quinto abrigo para acolher vítimas do ciclone extratropical em Novo Hamburgo

Ao todo, segundo a Prefeitura, há 321 pessoas alojadas nos centros de acolhimento da cidade nesta terça-feira

Publicado em: 19.06.2023 às 18:41 Última atualização: 20.06.2023 às 11:24

CORREÇÃO: Diferentemente do que foi informado pela Prefeitura de Novo Hamburgo, o diretor da Instituto Estadual Seno Frederico Ludwig, José Silon Ferreira, afirma que as aulas seguem normalmente neste período. A informação já foi corrigida.

A Prefeitura de Novo Hamburgo anunciou na segunda-feira (19) a abertura de mais um abrigo para acolher os moradores que tiveram a casa alagada após a passagem do ciclone extratropical causar cheias no Rio dos Sinos. Assim, a partir desta terça-feira (20), o Instituto Estadual Seno Frederico Ludwig, o CIEP Canudos (localizado na Rua Amalie Thon, número 50), também irá receber vítimas. As aulas serão mantidas na instituição.

DOAÇÕES: Voluntários levam comida, cobertores e solidariedade para quem perdeu quase tudo na cheia; veja como contribuir


Ciep Canudos é o quinto local aberto para receber atingidos pela enchente em Novo Hamburgo
Ciep Canudos é o quinto local aberto para receber atingidos pela enchente em Novo Hamburgo Foto: Igor Müller/GES-Especial


Este é o quinto abrigo aberto pela administração municipal. Até o momento, as pessoas atingidas pela tragédia e que precisam de acolhimento estão distribuídas entre a Base de Ações Comunitárias Integradas (BACI) Santo Afonso (Rua Buenos Aires, 217, bairro Santo Afonso), a Escola Municipal Analdo Grin (Avenida Montevidéu, 902, bairro Santo Afonso), a Igreja Marevan (Rua Leopodo Petri, 2530, bairro Lomba Grande) e a Escola Municipal Martha Wartenberg (Rua Sílvio Gilberto Christmann, 1351, bairro Canudos). 

Ao todo, há 321 pessoas alojadas nos abrigos, segundo última atualização da Prefeitura na manhã desta terça.

Conforme a Prefeitura, além do resgate e acolhimento, com assistência médica e social, de pessoas em casas alagadas, os moradores que não deixaram suas casas ou foram acolhidos por parentes, recebem roupas e cobertores em pontos pré-estabelecidos, que ficam nos bairros mais atingidos — que foram Santo Afonso (Vilas Palmeira, Marrocos e Kroeff) e Canudos (Visital, Esmeralda, Kippling e Getúlio Vargas). A comunidade também tem deixado donativos na Fenac.

Fora os voluntários, mais de cem pessoas estão diretamente envolvidas nos trabalhos.

Ginásio da Escola Municipal Martha Wartenberg, em Canudos, recebe atingidos pela enchente
Ginásio da Escola Municipal Martha Wartenberg, em Canudos, recebe atingidos pela enchente Foto: Igor Müller/GES-Especial

Rio dos Sinos

Desde às 9 horas desta segunda-feira, na estação de captação de água bruta da Comusa, o nível do Rio dos Sinos está estável em 8,03 metros. Segundo a Prefeitura, esse é o maior nível desde a enchente histórica de 2013, quando chegou a 8,22 metros.

Além da Vila Palmeira e arredores no bairro Santo Afonso, onde as águas já baixaram, a alta do nível do rio atinge fortemente a Vila Marrocos, na Santo Afonso; Vilas Getúlio Vargas e Kipling, em Canudos; e Integração e Porto das Tranqueiras, em Lomba Grande.

Com o apoio de secretarias municipais, de voluntários, dos bombeiros e também do Exército, a Defesa Civil segue fazendo o resgate de moradores. 

Na Vila Palmeira, o recolhimento dos descartes já começaram, com caminhões e máquinas atuando na retirada de móveis, eletrodomésticos e outros materiais que precisaram ser descartados.

A Prefeitura reforça que os moradores que precisam de agasalhos, material de limpeza e alimentos podem se dirigir aos Centros de Referência de Assistêncial Social (CRAS) Santo Afonso (Rua Honduras, 75, ao lado da Praça da Juventude), Canudos (Rua Ícaro, 933) e Kephas (Rua Tamoio, 52, Vila Dieh).

 

Números aproximados

A Prefeitura divulgou número aproximados de pessoas atingidas pelo ciclone extratropical:

  • 454 pessoas ficaram desabrigadas desde o início das chuvas na semana passada;
  • 2,5 mil pessoas ficaram desalojadas (em algum momento tiveram que sair de suas casas);
  • 10 mil pessoas foram atingidas.
Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual