Publicidade
Notícias | Novo Hamburgo ENCHENTE

Rio dos Sinos estabiliza após subir durante toda a noite, mas autoridades ainda monitoram a situação

Nível parou de subir entre a madrugada e o começo da manhã desta segunda-feira, segundo a Prefeitura; novas medições serão realizadas ao longo das próximas horas

Publicado em: 19.06.2023 às 07:46 Última atualização: 19.06.2023 às 09:33

Após subir ainda mais à noite, o Rio dos Sinos, em Novo Hamburgo, estabilizou na manhã desta segunda-feira (19). Às 5h30, a água chegou ao limite de 8,02 metros e, até as 8 horas, o nível seguia o mesmo. Ontem, às 21 horas, a água estava 7,84 metros. Na madrugada, o volume chegou a subir dois centímetros por hora antes de parar.

Enchente no bairro Canudos, em Novo Hamburgo, na tarde de domingo
Enchente no bairro Canudos, em Novo Hamburgo, na tarde de domingo Foto: Igor Müller/GES-Especial

A chuva histórica causada pela passagem de um ciclone extratropical foi responsável pela maior enchente em uma década no Vale do Sinos, além de um rastro de mortes e destruição no RS. Em 2013, o Rio dos Sinos atingiu 8,20 metros.


O último balanço da Defesa Civil Estadual, da noite de domingo, confirma que 13 pessoas morreram desde sexta-feira. O órgão também afirma que três seguem desaparecidos em decorrência do fenômeno.

Novo Hamburgo

A água ainda atingia as Vilas Getúlio Vargas e Kipling (Canudos), Marrocos (Santo Afonso) e Integração e Porto das Tranqueiras (Lomba Grande) no começo desta manhã.

O alerta da Prefeitura é de que em caso de necessidade, os moradores procurem os abrigos que estão disponíveis aos atingidos.  Clique aqui e veja como você pode ajudar as famílias atingidas.

Balanço das 17 horas de ontem aponta que 351 pessoas estão abrigadas em espaços públicos de Novo Hamburgo: 104 na Escola Municipal Martha Wartenberg, no bairro Canudos; 104 na Escola Municipal Arnaldo Grin, bairro Santo Afonso; 103 na Base de Ações Comunitárias Integradas (Baci) Santo Afonso; e 40 pessoas na Igreja Merivan em Lomba Grande.

VEJA TAMBÉM:

PREVISÃO DO TEMPO: Semana começa com tempo firme, mas chuva retorna ao Estado; veja quando

TRÂNSITO: Veja quais rodovias estaduais e federais têm bloqueios nesta segunda-feira, 19 de junho

LEPTOSPIROSE: Prefeituras emitem alerta para risco da doença depois das cheias dos rios

*Colaborou Igor Müller

Aulas são suspensas na região

Em Novo Hamburgo, 11 escolas permanecem sem aulas; veja quais são

Em Campo Bom, o bairro Operário foi bastante afetado pelas fortes chuvas e pela enchente do Rio dos Sinos que atingiu Campo Bom, por isso as aulas da Emef Presidente Vargas estão temporariamente suspensas. No sábado (18), já havia sido anunciado o cancelamento temporário das aulas também na Emei Princesinha e na Emef Princesa Isabel, na Barrinha.

A Prefeitura informará a data do retorno das aulas em breve, assim que a situação for normalizada.

Algumas instituições de ensino também não terão aulas em São Leopoldo e Esteio

Campo Bom

O nível da água do Rio dos Sinos também estabilizou em Campo Bom Por volta das 8h30 desta segunda-feira, a marcação era 7,59 metros na ponte da Barrinha. Às 17 horas do domingo, o nível chegou a 7,60m.

A Defesa Civil e a Prefeitura seguem trabalhando para auxiliar os afetados pela enchente. Quem precisar de ajuda, deve entrar em contato com a Defesa Civil pelo (51) 99631-4625. O Ginásio Municipal está recebendo os desabrigados, com 38 pessoas alojadas neste momento.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual