Publicidade
Notícias | Novo Hamburgo ORQUESTRA SINFÔNICA

Ospa promove concerto de graça em Novo Hamburgo nesta sexta-feira

Apresentação faz parte da Série Interior, que tem realizado espetáculos por todo o Rio Grande do Sul

Publicado em: 20.07.2023 às 07:00 Última atualização: 20.07.2023 às 10:48

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa), sob a batuta do maestro e diretor artístico Evandro Matté, realiza um concerto gratuito nesta sexta-feira (21), em Novo Hamburgo. O evento será na Catedral São Luiz Gonzaga, patrimônio histórico e cultural da cidade.

Com início previsto para as 20 horas, a orquestra irá apresentar repertório variado. Além das peças instrumentais, haverá árias de ópera interpretadas pela cantora lírica Kauanny Klein, integrante da Companhia de Ópera do Rio Grande do Sul (CORS).

Concerto na catedral São Luiz faz parte da Série Interior | Jornal NH
Concerto na catedral São Luiz faz parte da Série Interior Foto: Divulgação

A apresentação faz parte da Série Interior, que tem realizado concertos por todo o Rio Grande do Sul e terá, pela primeira vez, cantando com a Ospa, a mezzo-soprano Kauanny, que interpretará as obras em francês Mon Coeur s'ouvre à ta voix, excerto da ópera Sansão e Dalila, de Camille Saint-Saëns (1835 - 1921); e Habanera, da ópera Carmen, de Georges Bizet (1838 - 1875).

"Ambas são de personagens que representam mulheres fortes e empoderadas. Tanto Dalila quanto Carmen são altamente expressivas e apaixonadas, com musicalidade marcante e muito envolvimento com seus pares, ou neste caso, com o público", salienta a cantora. "Certamente será um lindo concerto, com um repertório escolhido com muito carinho para acalentar os corações."

Publicidade
Em clima descontraído, a apresentação será recheada de melodias familiares, como a enérgica abertura da ópera As Bodas de Fígaro, de Wolfgang Amadeus Mozart (1756 - 1791) e Marcha Radetzky, de Johann Strauss I (1804 - 1849).

O programa traz ainda a Valsa Ouro e Prata, de Franz Lehár (1870 - 1948), e Dança Húngara nº 1 em Sol Menor, WoO 1, de Johannes Brahms (1833 - 1897), além das composições brasileiras de grande lirismo, Episódio Sinfônico, de Francisco Braga (1868 - 1945), e Prelúdio, introdução das Bachianas Brasileiras nº 4, de Heitor Villa-Lobos (1887 - 1959).

Patrimônio cultural

A Ospa foi fundada em 1950, tendo à sua frente o maestro Pablo Komlós, regente húngaro que a dirigiu até 1978 e foi responsável pela permanência, solidificação e prestígio adquirido pela orquestra gaúcha em todo o país.

Desde 2006, a orquestra é reconhecida como bem integrante do patrimônio histórico e cultural do Rio Grande do Sul. A lei 12.675, promulgada em 20 de dezembro de 2006, declara a sinfônica como bem integrante do patrimônio histórico e cultural do Estado, em face à "contribuição histórica para o povo gaúcho".

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual