Publicidade
Notícias | Novo Hamburgo NOVAS MEDIDAS

Novo Hamburgo encerra contrato de segurança privada nas escolas municipais

Segundo a Prefeitura, o contrato era emergencial e temporário; Um novo programa foi anunciado e deve reforçar a segurança nos educandários

Publicado em: 24.07.2023 às 16:27

A Prefeitura de Novo Hamburgo finalizou na última quinta-feira (20) o contrato com a empresa de segurança privada contratada em abril deste ano como reforço nas escolas públicas. Os agentes, que faziam o monitoramento de 90 escolas municipais e quatro espaços pedagógicos, não prestarão mais os serviços de monitoramento e serão todos desligados, conforme informação recebida da empresa Monitoramento Santos.


Agentes de segurança não prestarão mais os serviços de monitoramento | Jornal NH
Agentes de segurança não prestarão mais os serviços de monitoramento Foto: Débora Ertel/GES-Especial

De acordo com o Secretário Municipal de Segurança Pública, Roberto Jungthon, todas as direções das escolas já estavam cientes sobre a descontinuação do serviço logo no início da contratação, afinal, era um contrato temporário. "A Administração entendeu que, concluído o prazo, o serviço deixou de ser necessário. Era de conhecimento de todos os diretores das escolas desde o primeiro momento. Estão todos cientes, pois sabiam que quando concluído deixaria de ser prestado", afirma.


Publicidade
A reportagem procurou a empresa responsável pelos serviços, que disse ter ficado sabendo da informação na quinta-feira. "Como era emergencial, terminou. Os funcionários, infelizmente serão desligados", informa Marcos Santos, proprietário da Monitoramento Santos. De acordo com ele, 93 colaboradores faziam parte do quadro de funcionários.

As escolas estão de férias e boa parte do corpo escolar não deve ter tido conhecimento da decisão. Questionado sobre a repercussão dos pais, o secretário informa que faz parte das competências do corpo diretivo das escolas administrar as percepções da comunidade. “A princípio, vai ser recepcionar isso com naturalidade para interpretar esse sentimento da comunidade”, relata. De acordo com Jungthon, na sequência, a administração receberá a notícia de como a comunidade teve conhecimento.

Programa Escola Mais Segura

Ainda na quinta-feira (20), a Prefeitura de Novo Hamburgo anunciou reforços nas seguranças das escolas. No texto, a administração pública disse estar preparando uma série de medidas para ampliar a segurança nas escolas da Rede Municipal de Ensino."A partir da recente formatura de novos guardas municipais, as Secretarias Municipais de Educação e de Segurança estabeleceram ações que possibilitam mais tranquilidade para a comunidade escolar", informaram.

Conforme explica Jungthon, as novas ações comunicadas suprem o contrato que tinham com a equipe de vigilância. Além disso, o secretário ressalta que os guardas municipais estão ainda mais capacitados para cumprir com a necessidade da rede pública.

Entre as ampliações previstas, o aumento no número de veículos e de servidores da guarda municipal é uma das principais. O cercamento eletrônico, que atendia inicialmente 50 escolas da rede municipal, nessa segunda etapa vai ser implementado em todas as escolas do município.

Os investimentos para a ampliação do cercamento prevê uma estimativa mensal de 300 mil reais, a depender do procedimento licitatório. Para a nova frota de veículos, Jungthon estima que vão ser necessários 300 mil.

Além de orçamento para a contratação dos novos guardas municipais, que necessitam de treinamento. Ao total, são cerca de 220 guardas municipais, contando os 18 novos formados.”O treinamento sempre se atualiza em relação às boas práticas. Atenção, também, ao treinamento frente às singularidades dos tempos modernos”, diz o secretário.

Jungthon lembra ainda que as equipes diretivas das escolas municipais dispõe de aplicativos com botão de emergência, uma vez acionado, a patrulha escolar mais próxima do local se faz presente. "É um grupo significativo que percorre as escolas, havendo a necessidade da presença, a viatura que estiver mais próxima vai até o local", explica Jungthon.

Projeto de Lei

De acordo com Jungthon, o Programa Escola Mais Segura deve se tornar projeto de lei. Uma reunião realizada nesta segunda-feira (24) buscou detalhar a formalização do que precisa constar no texto, em relação à área orçamentária, depois, vão encaminhar ao legislativo.

"Trocamos ideias em relação aos tópicos que devem constar para aproximar o texto, para que projeto de lei seja passado pelos setores de segurança e educação. Faremos a harmonização dos termos jurídicos para ir para a Câmera, com a maior brevidade, não mais longo do que essa semana", garante.

Laura Rolim

Entre em contato com
Laura Rolim

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual