Publicidade
Notícias | Novo Hamburgo TEATRO

Festival de Mulheres na Comédia reunirá mais de 50 artistas gaúchas

O evento é estadual e acontece no final da próxima semana em Novo Hamburgo

Publicado em: 04.08.2023 às 03:00 Última atualização: 06.08.2023 às 17:41

Se rir é o melhor remédio, como diz o ditado popular, Novo Hamburgo será o lugar ideal para estar nos próximos dias. A cidade será sede do 1º Festival Estadual de Mulheres na Comédia, realizado de 10 a 12 de agosto e com programação durante a manhã, tarde e noite.

Com diversas atrações para arrancar gargalhadas da plateia, o evento terá sessões para adultos e crianças, e ocorre no Teatro Municipal Paschoal Carlos Magno.

Margarete Scherer (e), Rita de Oliveira e Elisa Machado no espetáculo O fuxico das Marias | Jornal NH
Margarete Scherer (e), Rita de Oliveira e Elisa Machado no espetáculo O fuxico das Marias Foto: Eduardo Amaral/GES-Especial

Serão 34 atrações, entre stand up, espetáculos e esquetes teatrais, musicais e palhaçaria. O festival reunirá grupos de diversas cidades do Rio Grande do Sul que tem como propósito levar a diversão, colocando mulheres como protagonistas da comédia.


Publicidade
Os ingressos para cada dia custam R$ 30 e podem ser adquiridos pelo site sympla.com.br ou presencialmente na Tabacaria Papagaia, no Centro de Novo Hamburgo. Há opções de meia entrada para estudantes, idosos, professores, artistas, doadores de sangue e jovens cadastrados em programas sociais.

Três dias de imersão com mulheres especialistas em fazer rir. Isso é o que promete a idealizadora do evento e atriz hamburguense, Cleia Haubert. “A gente trabalha todas as questões do universo feminino. O festival vai além do movimento de comédia. A comédia é um instrumento de fala, da gente poder chegar nas pessoas de uma forma mais suave”, conta ela.

A ideia de montar um festival de comédia feito por mulheres surgiu durante a pandemia, depois que Cleia fez sua inscrição em um edital para fazer vídeos de mulheres comediantes de Novo Hamburgo.

Em 2023 ela decidiu tirar o projeto do mundo das ideias e tornou o festival real, ampliando a participação para todo o Estado. “Eu trabalho com palhaçaria e com comédia há 25 anos. Eu comecei a observar que tem um movimento de palhaçaria em vários estados do Brasil, principalmente feminina”, relata.

O festival terá mais de 50 artistas, entre eles a hamburguense Margarete Scherer, 61. Com quase 50 anos de teatro, ela comemora a novidade e revela que essa será a sua estreia em um festival voltado especificamente para a comédia e ao protagonismo feminino.

 

Ela subirá ao palco do teatro municipal com o espetáculo “O fuxico das Marias” na quinta-feira, a partir das 20 horas. A peça é dirigida por Cleia e reúne, além de Margarete, outras duas atrizes conhecidas na cidade.

Interpretando a personagem Maria João, Margarete revela que essa está sendo uma experiência maravilhosa e garante que o público vai se identificar com o que assistirá.

“O pessoal vai rir do início ao fim. É uma comédia hilariante sobre um assunto realista, mas é uma comédia para as pessoas rirem e se identificarem. Tenho certeza que as pessoas vão reconhecer nos personagens a mãe, a tia e a si mesmo”, assegura.

Reinvenção

Além de entregar entretenimento, o festival também é um símbolo para a categoria. Cleia explica que o lugar da comédia ainda é um espaço bastante destinado aos homens. A mulher chegou atrasada em quase tudo por conta dos direitos delas também terem chegado tarde. Então, esse é um debate atual da mulher poder trabalhar com a comédia”.

Também parte do elenco do “Fuxico das Marias”, a atriz leopoldense de nascimento e hamburguense de coração, Elisa Machado, 63, interpretará Maria da Graça. Ela conta que está há quase 40 anos na profissão, principalmente voltada ao teatro infantil.

Foi da necessidade de fazer algo diferente e sem ser atrelado ao trabalho que ela chegou ao espetáculo que será apresentado. “O meu personagem é muito alegre. No espetáculo ela traz a leveza, o deboche e a alegria”, revela.

Precursoras

No estado, o festival é um dos primeiros a ter esse formato dedicado à comédia feita por mulheres e Cleia confessa que se surpreendeu com a aderência dos atores. Há artistas de cidades como Porto Alegre, Garibaldi, Ivoti, Bento Gonçalves, São Leopoldo, Passo Fundo, Uruguaiana, entre outras. “Eu acho que é um momento muito importante para a categoria. Não é um sonho realizado da Cleia, ele é da categoria porque parece que a gente estava só aguardando esse momento. É uma euforia, uma expectativa gigante”, revela.

Um dos pontos altos do evento terá uma roda de conversa com uma das atrizes precursoras na comédia de palhaçaria feita por mulheres. A carioca Karla Conká virá pela primeira vez à Novo Hamburgo, junto com seu grupo “As Marias da Graça”, que coleciona mais de 32 anos de história. “Foi um choque a gente entrar na palhaçaria em um lugar visto só onde homens podiam estar. E as mulheres que conseguiam e poderiam estar nisso, elas precisavam ser homens. Então mulheres palhaças na condição vestida de mulher palhaça não podia”, explica.

O grupo se apresentará como convidados do evento e ela revela que essa é uma forma de incentivar que o Mulheres na Comédia se perpetue, assim como o festival que Karla ajudou a criar no Rio de Janeiro em 2005, com o mesmo propósito do festival gaúcho. “Eu acho lindo que esse movimento esteja começando aí. Que cada vez mais mulheres sejam contempladas e espero que ele vire um festival internacional e nacional para que haja essa troca de humor entre as mulheres”, diz.

E o desejo de Karla é também o de Cleia. A atriz gaúcha afirma que essa será a primeira edição do festival que se tornará anual e passará a ser nacional em 2024.

Premiações

O festival conta com premiações para cada uma das quatros categorias, prêmio destaque para a melhor comediante e melhor obra. Para a melhor comediante e melhor obra, o festival irá premiar R$4 mil para cada vencedor. “O foco do festival é poder juntar essas mulheres e fazer essa troca. Mas a premiação vem para a gente poder identificar quem são essas pessoas, porque a premiação é imposta no currículo do artista”, explica Cleia.

Confira a programação:

10/08 (quinta-feira)

Das 8 às 11 horas

Espetáculo "Romeu e Julieta" - Cia do Riso - Novo Hamburgo

Esquete "Tamanho Tem Número?" - Diane Shizzi Becker - Garibaldi

Esquete "Enófila Vai Às Compras" - Mônica Blume - Bento Gonçalves
Performance "Pirulito Cartola" - Claudia Severo - Novo Hamburgo

Das 13h30 às 16h30

Espetáculo "Tac Tic" - Grupo Tribu Di Arteiros - Ivoti

Esquete "Um Sonho De Spé" - Diane Shizzi Becker - Garibaldi

Esquete "Palhaça Brum" - Daiani Severo - Porto Alegre

Stand Up "Já Te Contei Essa?" - Eva Mansk - São Leopoldo

Das 20 às 23 horas

Espetáculo "O Fuxico Das Marias" - Elisa Machado, Rita Oliveira, Margarete Scherer E Cleia Haubert - Novo Hamburgo

Stand Up Com Nelly Coelho - Porto Alegre

Stand Up "Grosseiramente Meiga" - Fantine Addams - Porto Alegre

Esquete "As Phynas Da Fenabephy" - As Phynas - Garibaldi/Bento Gonçalves

Esquete "Augusto Jantar" - Cleia Haubert E Elisa Machado - Novo Hamburgo

11/08 (sexta-feira)

Das 8 às 11 horas

Espetáculo "As Leves E Discretas" - Grupo Ritornelo - Passo Fundo

Contação Das Vovós - Leila Silveira E Sílvia Graebin - Cachoeirinha/Canoas

Esquete "Um Jantar Romântico" - Mônica Blume - Bento Gonçalves

Contação De Histórias Da " Rosário" - Cleia Haubert - Novo Hamburgo

Das 13h30 às 16h30

Espetáculo "Circo Da Rarley" - Odelta Simonetti - Caxias Do Sul

Stand Up "Duas Faces De Eva" - Nessa Andrades - Porto Alegre

Esquete "Mércia, A Faxineira" - Clau Angeli - Porto Alegre

Esquete " Friaquinha" - Morgana Wiest - Novo Hamburgo

Espetáculo "La Banda" - Luisa Ampuero - Uruguaiana

Esquete "Os Cacarecos Da Kaká" - Karine Rico - Porto Alegre

Das 20 às 23 horas

Espetáculo Convidado "Cada Um Com Seu Quadril" - As Marias Da Graça - Rio De Janeiro

Stand Up "Não É Nem De Rir" - Thais Pinto - Porto Alegre

Stand Up "Mulher Preta É Outro Nível" - Mayura Matos - Porto Alegre

Stand Up "Incomodativa" - Betina Camara - Porto Alegre

Esquete Circense Com Tiana Moon - Porto Alegre

Espetáculo Musical "Serenata De Encomenda" - Crê Tinas - Porto Alegre

12/08 (sábado)

Das 9 às 11 horas

Roda De Conversa Com Karla Concá - As Marias Da Graça - Rio De Janeiro

Das 15 às 17 horas

Espetáculo Convidado "Nossa Senhora Do Bom Humor" - Lu Gatelli Bichinho - Minas Gerais

Stand Up "Mãe De Menina" - Renata Soares E Margot Soares - Novo Hamburgo

Stand Up "Mãe Mambembe" - Carine Bier - Dois Irmãos

Contação De Histórias Com A Gelatina - Cleia Haubert - Novo Hamburgo

Das 20 às 23 horas

Espetáculo Convidado - Grupo Sex Teto - Porto Alegre

Fala Das Juradas Daiane Oliveira, Carina Ninow e Luciane Gatelli

Premiação Festival

Júlia Taube

Entre em contato com
Júlia Taube

Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual