Publicidade
Notícias | Novo Hamburgo NA DISPUTA

ELEIÇÕES 2024: Veja quais são os nomes cotados à Prefeitura de Novo Hamburgo

Articulações já apontam um grupo de pré-candidatos a serem considerados pelo eleitorado; confira

Publicado em: 04.10.2023 às 15:52 Última atualização: 06.10.2023 às 14:06

A corrida pela sucessão à Prefeitura de Novo Hamburgo em 2024 já começou. Nesta sexta-feira (6) inicia a contagem regressiva de exatamente um ano para o próximo pleito.


Prefeitura de Novo Hamburgo | Jornal NH
Prefeitura de Novo Hamburgo Foto: Susi Mello/GES-Especial

O momento ainda é de disputa interna e de negociações nas siglas para emplacar nomes. As convenções partidárias, que formalizam os candidatos, só ocorrem na metade do ano que vem, normalmente entre junho e julho. As datas exatas ainda não foram definidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Em Novo Hamburgo, as articulações já apontam um grupo de pré-candidatos a serem considerados pelo eleitorado.


Publicidade
Em um cenário em que a prefeita reeleita Fatima Daudt (MDB) está fora das urnas, a disputa, ao que parece, se desenha repleta de nomes que ainda precisam se consolidar no cenário eleitoral e político municipal.

A lista é longa e conta com mais de uma dezena de possíveis concorrentes, conforme a reportagem apurou com atores ligados a diferentes núcleos de poder da cidade – entre eles parlamentares, secretários locais e até mesmo estreantes no pleito, como advogados e empresários.

MDB na espera por Giovani

Secretário de Agricultura do Rio Grande do Sul, ex-prefeito de Campo Bom e atual suplente de deputado federal, Giovani Feltes é apontado como unanimidade nos bastidores do MDB para disputar a Prefeitura de Novo Hamburgo no ano que vem, só falta ele aceitar.

Em entrevista ao programa Ponto e Contraponto da Rádio ABC 103.3 FM, em maio deste ano, Feltes disse que avaliava concorrer a prefeito do Município. “Estamos esperando a resposta do Giovani, que acredito que ocorra logo, pois o prazo que ele pediu foi logo após finalizar a Expointer”, presidente do diretório hamburguense, Deiwid do Amaral.

Correndo por fora na disputa interna, a ex-prefeita de Dois Irmãos Tânia Terezinha da Silva é apontada como um nome forte na legenda para encabeçar a chapa, caso Feltes decline do convite.

PT aposta em nome conhecido

Fora do cenário político desde 2016, quando não tentou a reeleição como vereador do PT, Cláudio Renato de Azevedo Filho, o Fufa Azevedo, foi lançado como pré-candidato da legenda no final de agosto.

PCdoB fechado com Fufa

O Partido Comunista do Brasil integra a Federação "Brasil da Esperança”, que ainda é composta por PT e PV, não cogita lançar candidatura à Prefeitura, pois está fechado com Fufa. O foco é a Câmara e pleitear espaço na chapa majoritária.

PP quer ser protagonista

O vereador Gustavo Finck deve representar o PP nas eleições municipais em 2024. Conforme o parlamentar, que foi candidato a vice-prefeito em 2016 pela Rede Sustentabilidade, a sigla buscará alianças com partidos “que estão dispostos a fazer uma frente de oposição de direita”.

Nesta linha, Finck – que é presidente do PP em Novo Hamburgo – não descarta a possível aliança do frentão que seria composto por Republicanos, PSD e PL. “Acredito que esses partidos também entendem a necessidade de mudanças no Município, por isso temos essa aproximação”, avalia. Finck também seria uma opção como vice em uma chapa com o deputado estadual Delegado Zucco (Republicanos).

Republicanos com Zucco novamente

Encabeçando as tratativas no frentão de centro-direita desde abril, o deputado estadual Delegado Zucco, que preside a sigla conservadora no município, afirma ter recebido convites para concorrer novamente – ele ficou em segundo lugar na disputa pelo Executivo em 2020. Só que, até agora, Zucco não admite a pré-candidatura.

“Quem não gostaria de ser prefeito da cidade do seu coração?", questiona Zucco. No último pleito municipal, o republicano conquistou 26.095 votos no Município, o equivalente a 22,98%. De acordo com o deputado, uma chapa Republicanos/PP não é descartada.

PL assegura candidatura

Partido do ex-presidente Jair Bolsonaro e dono da maior bancada da Câmara dos Deputados, o PL não crava um nome para pleitear a cadeira de Fatima, mas, segundo a presidente local, Renata Cabrera, a sigla terá postulante próprio no embate do ano que vem.

Atualmente, três pessoas são cogitadas: um pastor evangélico, um advogado e outro que deve se encontrar com os representantes do partido nos próximos dias. "Com o terceiro nome teremos uma reunião a partir do dia 8 para uma posição. A disputa interna será inevitável e não descartamos uma chapa pura bolsonarista."

PSB fora da base busca projeção

Socialistas fora da base do governo de Fatima desde julho de 2022 dizem que podem lançar candidato a prefeito, mas não fecham portas a alianças.

Novo com foco na Câmara

A ênfase do Partido Novo hamburguense está voltada para a Câmara de Vereadores. O objetivo é eleger o maior número possível de vereadores, com a meta mínima de garantir a presença de ao menos um representante na Câmara.

Cidadania em fase de reestruturação

Após a filiação do vice-prefeito Márcio Lüders, a legenda trabalha para se estruturar e conseguir alcançar uma cadeira na Câmara de Vereadores. “Teremos uma forte nominata para o legislativo, com possibilidade de trazermos algum vereador já com mandato na janela de 2024. Estamos trabalhando muito forte nos bastidores”, adiantou Lüders.

Gaúcho da Geral é o nome do PSD

Deputado estadual Gaúcho da Geral pode ser a aposta do partido numa eventual candidatura ao Executivo em 2024. “É um deputado estadual com ótimos trabalhos, que é da nossa cidade, nada mais natural que o nome dele seja ventilado para ser candidato a prefeito de Novo Hamburgo”, disse o secretário- geral da sigla Elcio Müller.

PDT vai se reorganizar para coligar

O partido que já foi o maior do Município em número de filiados, tendo inclusive comandado a Prefeitura com José Airton dos Santos e Antônio Lucas, vive momentos de incertezas. Informações preliminares indicam que nos próximos dias uma comissão provisória será instaurada para “organizar a casa”.

A perspectiva é de que em breve seja montado um novo diretório do PDT hamburguense, dando rumo para as questões políticas na cidade. Entretanto, a tendência é apostar em uma aliança para 2024.

PSDB em intervenção

Apesar das turbulências enfrentadas com a dissolução do diretório municipal no início de agosto, convicta, a sigla garante que anunciará em breve seu pré-candidato ao Executivo, mas não fecha portas a alianças.

“O PSDB de Novo Hamburgo, assim como o partido estadual e o PSDB Nacional, entende que, pela importância da cidade de Novo Hamburgo, estamos trabalhando para construir candidatura na majoritária, sendo que a nossa sigla seria protagonista”, afirma o presidente da comissão interventora, Robson Massaia.

PTB agora é Podemos

Recentemente, o PTB hamburguense aderiu à proposta do Podemos. Em razão disso, conforme a presidente da legenda, a secretária de Desenvolvimento Social Jurema Pieper, a sigla ainda está “na fase de ajustes administrativos”. O partido assegura lealdade à base do atual governo e trabalha apenas na estruturação de legenda para a vereança.

Joceline Silveira

Entre em contato com
Joceline Silveira

Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual