Publicidade
Notícias | Novo Hamburgo CÍCERO

Professor da Liberato morre e aulas são canceladas; educador recebeu emocionante homenagem há exatamente um mês

Em nota, a instituição de Novo Hamburgo confirmou o falecimento e informou que as aulas foram canceladas

Publicado em: 06.11.2023 às 11:18 Última atualização: 06.11.2023 às 12:00

Exatamente um mês após ser homenageado por alunos da Fundação Liberato Salzano Vieira da Cunha, o professor Cícero Marcos Teixeira Júnior morreu na manhã desta segunda-feira (6). Ele lutava contra um câncer. Em nota, a instituição confirmou o falecimento e disse que as "aulas dos turnos da tarde e da noite estão canceladas". A direção da Liberato lamenta o ocorrido: "aos familiares, o nosso mais sentido pesar".

Os detalhes sobre o velório não tinham sido divulgados até a publicação da reportagem.


Professor Cícero | Jornal NH
Professor Cícero Foto: Arquivo/GES-Especial


Publicidade
No dia 6 de outubro, a emoção tomou conta dos corredores da Liberato com a homenagem que os alunos realizaram ao professor. Reunidos no saguão do prédio do curso de Eletrotécnica, cerca de 200 estudantes, professores, funcionários e ex-alunos de Cícero cantaram "O Trio mais bonito da cidade", um hino da Trio Eletro, equipe de gincana que teve o docente como um dos fundadores.

Veja o vídeo

"Quando eu me transformar na décima estrela, aviso vocês"

Na data, Cícero decidiu falar aos alunos e colegas de profissão. "Apesar de todas as dores, a vida é uma coisa poderosa. Que nós aprendamos a cuidar uns dos outros, como irmãos, para a eternidade", disse.

Cicero finalizou com um recado: "Quando eu me transformar na décima estrela, aviso vocês!". A menção à décima estrela tem relação ao número de conquistas da Trio Eletro nas gincanas da Fundação Liberato. De 1997, quando a equipe foi fundada por Cícero e pelo professor Taylor Barcellos Ferreira Bueno Junior, até agora, a Trio Eletro ganhou nove vezes a competição.

Carta de despedida foi publicada pelo professor

Há pouco mais de um mês, Cícero publicou uma mensagem no Facebook, onde escreveu sobre o domínio da dor por sedação e o avanço da doença.

(*) Colaboraram: Isaías Rheinheimer e Susi Mello

Leia a mensagem:

"Bom dia

Eu me permito dizer com o escudo da minha humanidade, o profundo cansaço em nome do câncer em que me encontro. E da dificuldade de inventar vitalidade.

Viemos juntos até aqui e isso me preencheu de muita fé, esperança, e não chegaríamos a 2023 sem todos e todas que rezaram e torceram por nós... por mim. De lá para cá foram muitas batalhas vencidas em uma guerra que sempre esteve perdida.

Ainda brado que a Vida é Bárbara... porque simplesmente é. E morrer faz parte disso. O que temos pela frente: o domínio da dor por sedação, e o avanço da doença.

E hospitalizado, me preparo para ela e seus resultados. Confesso que meus instintos me fazem dizer a todas e todos vcs que estamos a findar. E não estou triste por isso. Porque faz parte da natureza de entender que a Vida é Bárbara.

Sou um homem feliz, não fui herói de nada, apenas um homem que fez aquilo que amava fazer o que veio para fazer: cuidar de pessoas. E aquelas que pude alcançar tentei dar o melhor abraço e sonhar o melhor futuro. E não fiz sozinho.

Imagino abrir meus olhos em um lugar de acolhimento conhecido sem a dor e o cansaço interminável dos últimos 05 anos.

Estão ao meu lado, milagrosamente, meus filhos e minha companheira. Então tenho td. E a ela prometi: volto teu neto ou tua neta para te cuidar na tua velhice. E disse: coloca o vasinho das cinzas mocozado ao lado do arbusto que plantei para a Bárbara e para a Galina, na nossa praça em EV, pois ninguém vai sequer reparar.

A todos e todas muito obrigado mesmo e saibam: foi uma honra ter jogado, lutado e plenamente vivido com cada um e cada uma. Até a vista! Por onde a vista nos alcance!!! A vida pode ser como uma canção, não interessa o fim. Ela aceita alguns "bis"... alguns! E eu tive, milagrosamente vários. Até a próxima!"

Kassiane Michel

Entre em contato com
Kassiane Michel

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual