ENCHENTE: Novo Hamburgo tem mais de 100 moradores em abrigos; veja como está o nível do Rio dos Sinos
Cenário é monitorado pela Defesa Civil do Município desde o fim de semana, quando temporal atingiu a região
O Rio dos Sinos segue aumentando devido ao alto volume de chuva registrado nos últimos dias. O cenário é monitorado pelas Defesa Civil de Novo Hamburgo. Uma Unidades de Saúde da Família (USF) teve o atendimento suspenso nesta segunda (20) e terça-feira (21) em função da cheia na cidade.
FAÇA PARTE DO CANAL DO JORNAL NH NO WHATSAPP
No domingo (19), o rio transbordou no bairro Lomba Grande e inundou ruas do Loteamento Integração. Também havia pontos de alagamento no bairro Canudos. Às 13 horas desta segunda, o Sinos chegou a 7,65 metros, 14 centímetros a mais do que a medição das 7 horas.
No início da tarde, a Defesa Civil do Município atuava na remoção de pessoas atingidas. A cota de inundação varia, mas os problemas começam a surgir a partir de 6,50 metros na cidade.
CONCURSO PÚBLICO: Com salários de até R$ 6 mil, inscrições estão abertas em Câmara de Vereadores da região
TEMPORAL: Canela tem pontos do interior bloqueados para trânsito
ENCHENTE: 50 famílias seguem isoladas após deslizamento de terra interditar estrada na região
Moradora do bairro Canudos, a dona Terezinha Moeno, de 63 anos, decidiu sair de casa porque a água estava subindo muito rápido. Isso porque o Arroio Pampa, que atravessa o bairro, transbordou devido à elevação do Sinos. Com esse transbordo, inundou a parte baixa do bairro. Assim, os moradores ficaram com medo de que aumente ainda mais na região.
Conforme a Defesa Civil, o nível do Sinos deve continuar em elevação até o final do dia, quando deve se estabilizar e, lentamente, começar a reduzir. As áreas atingidas pelas águas do rio são partes dos bairros Canudos, Santo Afonso e Lomba Grande.
Há moradores que relutam em sair de suas residências e enfrentam a enchente. É o caso de Valcir Ferreira da Luz, 57. Ele e a família seguiam em casa nesta manhã, num beco às margens da Avenida Dos Municípios, no bairro Canudos.
"Passamos a noite em claro, sem poder fechar um olho, com medo da água subir mais", conta. A água está cerca de um metro e meio dentro da residência. Outras cinco famílias que residem no mesmo beco vivem situação semelhante.
Moradores da Rua Roosevelt, localizada no mesmo bairro, acompanhavam a elevação das águas. Desde a manhã desta segunda, observa-se que a invasão das águas ocupava mais de 50% da extensão da via.
Moradores da Rua Roosevelt, no bairro Canudos, estão acompanhando a elevação das águas. Desde a manhã desta segunda-feira (20), observa-se que a invasão das águas ocupa mais de 50% da extensão da via. pic.twitter.com/llVcB1ZOs4
— Jornal NH (@jornalnh) November 20, 2023
Atendimento suspenso na USF Getúlio Vargas
O atendimento ao público na USF Getúlio Vargas foi suspenso pela Secretaria Municipal de Saúde na tarde desta segunda em função do risco à rede elétrica devido à cheia do Rio dos Sinos, de acordo com a Prefeitura.
A unidade, localizada na Rua Bruno Werner Storck, bairro Canudos, uma das mais atingidas pela enchente, permanecerá fechada na terça. A administração municipal orienta que os pacientes referenciados nesta unidade procurem por atendimento na Unidade Básica de Saúde do bairro Canudos, na Rua Silvio Gilberto Christmann, número 1451.
