Publicidade
Notícias | NovoNormal APAIXONADOS POR CARRO

Expoclassic reunirá mais de mil veículos antigos de sexta até domingo em Novo Hamburgo

Evento voltado a carros antigos acontece nos pavilhões da Fenac

Publicado em: 18.08.2023 às 07:00 Última atualização: 18.08.2023 às 09:35

Para os amantes dos carros clássicos é impossível não se fascinar com os mais de mil veículos expostos na Expoclassic. Os destaques desta edição são dois raros exemplares do Chevrolet Bel Air 1957, conversíveis e equipados com motor V8 de 2836 cv, acoplado ao câmbio automático.

As relíquias estarão expostas de sexta-feira (18) a domingo (20), na Fenac, em Novo Hamburgo.

Fresador mecânico acompanhou desembarque dos carros | Jornal NH
Fresador mecânico acompanhou desembarque dos carros Foto: Susi Mello/GES-Especial

Nesta edição, o evento vai contar com vários carros inéditos na mostra, como um esportivo Lorena e um raríssimo Ford Maverick perua. Ilhas especiais vão homenagear quatro modelos "cinquentões": Volkswagen Brasilia, Chevrolet Chevette, Ford Maverick e Dodge Polara.

Diversos modelos de Ferrari também estarão expostos. Ainda haverá praça de alimentação e estandes com venda de acessórios e reparação automotiva.

Publicidade
O ingresso é vendido a 20 reais na portaria e parte dos recursos obtidos com bilheteria será revertida à Associação dos Lesados Medulares do Rio Grande do Sul (Leme). O estacionamento custa 30 reais para carro e van e 20 reais para moto.

A visitação será aberta às 14 horas desta sexta, estendendo-se até as 21 horas. No sábado (19), das 9 às 21 horas, contando com shows às 14 horas e às 16 horas. No domingo (20), os pavilhões permanecerão abertos das 9 às 18 horas. Entre as atrações do último dia estão a premiação dos veículos, às 14 horas, e show da banda country-rock The Travellers, às 16 horas. 

*Colaborou: Júlia Taube

Maioria dos carros já chegou

A quinta-feira foi movimentada desde cedo, com a chegada da maioria dos veículos, muitos rodando e outros em caminhões-plataforma, a exemplo dos carros-destaques, dois Chevrolet Bel Air 1957 conversíveis, um na cor preta e outro na tonalidade coral. Também já estão posicionados nos seus devidos lugares os raros Lorena GT e Ford Maverick Perua.

Porém, a grande sensação foi o desembarque do Plymouth Superbird ano 1970, um carro projetado para as disputas da Nascar – a Stock Car norte-americana – que é o único existente no Brasil. O esportivo chama a atenção não apenas pela cor amarela, mas pela frente em cunha e pelo aerofólio traseiro gigante. O Superbird foi trazido especialmente da cidade de São Roque, em São Paulo, para participar pela primeira vez da Expoclassic.

É um muscle car na sua mais pura essência: o motor V8 desenvolve mais de 500 cv de potência, o que permite acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 5 segundos e passar dos 250 km/h. Nesta mesma ilha, ele divide espaço com outros três esportivos, todos fabricados em 1970: um Dodge Challenger RT roxo, um Dodge Coronet Super Bee azul e um Plymouth Cuda na cor verde.

Destaque da edição chegou zero-quilômetro no Brasil há 66 anos


Clodio mostra, orgulhoso, seu Chevrolet Bel Air 1957 | Jornal NH
Clodio mostra, orgulhoso, seu Chevrolet Bel Air 1957 Foto: Júlia Taube/GES Especial

Um dos Bel Air, de cor coral, é o xodó do presidente Veteran Car Club Novo Hamburgo (que organiza o evento), Clodio Silva, 68. O veículo foi importado dos Estados Unidos zero-quilômetro em 1957 por uma família de São Paulo e chegou a Novo Hamburgo no ano passado, integrando a coleção de Silva.

Apesar de ter 66 anos de fabricação, o carro não deixa a desejar em comparação aos modelos de automóveis atuais. Entre os atrativos estão ajuste de banco elétrico, capota elétrica e direção hidráulica. "Só não tem ar-condicionado porque veio de uma região fria dos Estados Unidos. Possui um sistema de ar quente." O carro possui outras curiosidades, como não ter cinto de segurança e ter autorização para trafegar desta maneira.

Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual