Publicidade
Botão de Assistente virtual
Opinião Adalberto Snel

Tombar por tombar

Por D. Zeno Hastenteufel é bispo da Diocese de Novo Hamburgo
Publicado em: 13.04.2019 às 09:24

 O "NH" tem feito registros sobre o tombamento do "Corredor Cultural", que vai da Praça 20 de Setembro até a Gal. Osório com a Daltro Fº, o que envolve muitas construções antigas sem estilos ou características definidas, destituídas de relevância para serem tombadas. Criam-se limitações a direitos de uso e desvalorizam-se propriedades sem justificação plausível. Por isso, em Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro e outras cidades, o judiciário foi chamado a intervir.

Diferentemente do senso comum, tombamento não pode ser resultado apenas de um parecer técnico. O ato de tombar deveria ser o resultado de uma política pública coerente que reúna instrumentos urbanísticos de compensação, estímulos técnicos e pecuniários, além de ser aplicado pelo consenso entre aqueles que representam a sociedade civil. Nessa complexa ação, a preservação deve ser o cerne técnico da discussão, mas não o único.

Os órgãos de preservação têm a prerrogativa de analisar determinado bem, e emitir seu parecer, podendo haver orientações díspares, mas seu consenso deve ser resolvido por meio do diálogo. Deve haver ampla discussão entre os órgãos técnicos e é essencial uma real fundamentação para decidir.

A formação cultural brasileira é muito diversificada. Múltiplas culturas se refletem em edificações e exigem preservação. Mas tombar só por peculiaridades diferenciais, sem características fundamentais, envolve abuso e impõe uma injusta limitação ao direito de propriedade.

Na vida cultural, esse comportamento é um contrassenso a soluções ao patrimônio. Preservar espaços de memória deve obedecer a critérios técnicos fundamentados e pelo bom senso.

 


O artigo publicado neste espaço é opinião pessoal e de inteira responsabilidade de seu autor. Por razões de clareza ou espaço poderão ser publicados resumidamente. Artigos podem ser enviados para opiniao@gruposinos.com.br
Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.