Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | País Tragédia

Bombeiros confirmam cerca de 200 desaparecidos no rompimento de barragem

O Hospital João XXIII, ligado à Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais, atende as vítimas

Publicado em: 25.01.2019 às 17:18 Última atualização: 25.01.2019 às 17:25

Foto por: CBMMG/Divulgação
Descrição da foto: Rejeitos atingiram principalmente comunidade da Vila Ferteco
O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais confirmou na tarde desta sexta-feira (25) que aproximadamente 200 pessoas estão desaparecidas em decorrência do rompimento da barragem de Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte.

À tarde, a Vale do Rio Doce, empresa responsável pela barragem, divulgou nota informando que os rejeitos atingiram a área administrativa da companhia e parte da comunidade da Vila Ferteco. 

A lama agora começa a chegar ao centro do município, pelo leito do Rio Paraopebas, que abastece 6 milhões de pessoas. Por enquanto, quatro pessoas foram socorridas e encaminhadas ao hospital.

O Hospital João XXIII, ligado à Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), informou que, às 15 horas, duas vítimas do rompimento da barragem do Córrego do Feijão, em Brumadinho, do sexo feminino foram atendidas no local. A unidade disse que elas estão conscientes e o estado de saúde é estável. As pacientes passam por avaliação.

O hospital acionou um plano de atendimento para múltiplas vítimas de catástrofes. Hoje "casos não relacionados a esta tragédia serão encaminhados para outras unidades de emergência para que sejam priorizadas no hospital as vítimas do acidente", solicitou, em nota, a diretoria do hospital.

Segundo a Fhemig, pacientes da Casa de Saúde Santa Izabel, localizada em Betim, foram transferidos para alas mais seguras como medida preventiva caso o volume do rio aumente. A ação faz parte de um plano de contingência de enchentes feito em parceria com a Defesa Civil.


Inhotim

O Inhotim informou que as instalações do museu não foram atingidas e que, "em solidariedade ao município e a todos os atingidos", não vai funcionar neste fim de semana. A data de reabertura ainda será divulgada.

Com informações do Estadão Conteúdo

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.