Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | País Rompimento em Brumadinho

Israel envia equipe de resgate a outro país pela 1ª vez, após criação de grupo

Segundo o tenente-coronel e chefe de comunicação da Força de Defesa de Israel, Jonathan Conricus, foco serão sobreviventes

Por Estadão Conteúdo
Publicado em: 27.01.2019 às 13:39 Última atualização: 27.01.2019 às 13:40

Foto por: Fernando Frazão/Agência Brasil
Descrição da foto: O presidente Jair Bolsonaro recebeu a visita do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, em dezembro do ano passado
É a primeira vez que Israel envia uma equipe de resgate a outro país, após a criação do Grupo Consultivo Internacional de Pesquisa e Resgate (Insarag, na sigla em inglês), em novembro de 2018, de acordo com Força de Defesa de Israel. A equipe está a caminho de Brumadinho, em Minas Gerais, para ajudar no resgate de pessoas soterradas pela barragem da Vale, que se rompeu na sexta-feira. "A delegação inclui cerca de 70 reservistas do total de 130 soldados entre homens e mulheres", disse o porta-voz do Exército, general Ronen Nellis.

Entre os soldados estão especialistas em engenharia, médicos, bombeiros, soldados da unidade subaquática, representantes do Ministério de Relações Exteriores e embaixador de Israel para o Brasil, Yossi Sheli. A delegação é chefiada pelo comandante de Pesquisa Nacional e Resgate, coronel Golan Vach.

Após discussões sobre o formato das buscas, a equipe de resgate decidiu se concentrar na procura por sobreviventes. Para isso, um dos equipamentos enviados foram radares para busca de celulares.

Foco em sobreviventes

Segundo o tenente-coronel e chefe de comunicação da Força de Defesa de Israel, Jonathan Conricus, a delegação deve ficar por uma semana e terá como foco "procurar sobreviventes". "A delegação inclui forças K-9, bombeiros e uma unidade especial subaquática", afirmou o tenente-coronel.

Os militares israelenses estão respondendo a uma ordem do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, que ofereceu a ajuda a Jair Bolsonaro.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.