Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | País Brasília

Previdência: contribuição sobe de 15 para 20 anos para homens

Relatório é lido na Comissão Especial da Reforma da Previdência, que iniciou reunião na manhã desta quinta-feira (13) com mais de uma hora de atraso

Por Agência Brasil
Publicado em: 13.06.2019 às 13:15 Última atualização: 13.06.2019 às 20:12

Foto por: @camaradosdeputados/Twitter
Descrição da foto: Deputados Samuel Moreira, relator da reforma da Previdência (PEC 6/19), na comissão especial na Câmara
O voto do relator da proposta de reforma da Previdência, deputado Samuel Moreira (PSDB-SP), prevê aumento do tempo mínimo de contribuição para homens de 15 para 20 anos. A proposta é somente para trabalhador urbano. O tempo de contribuição para as mulheres permanece em 15 anos, no voto do relator.

"Tal medida [aumento do tempo mínimo de contribução] não pode ser adotada para as mulheres e muito menos no meio rural, onde há grande dificuldade de comprovação de contribuições", diz o voto do relator.

O relatório é lido na Comissão Especial da Reforma da Previdência, que iniciou reunião na manhã desta quinta-feira (13) com mais de uma hora de atraso. 

O relator também não concordou com a proposta do governo de extrair do texto constitucional a aposentadoria por idade. "Assim, devolvemos ao texto constitucional esse benefício, deixando no inciso I do §7º do art. 201 a regra do trabalhador urbano com fixação da idade mínima em 65 anos, se homem, e de 62 anos, se mulher", diz o voto.

Acompanhe ao vivo

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.