Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | País Brasília

Por 4 votos a 1, Segunda Turma do STF nega habeas corpus a Lula

Acompanhe

Por Agência Brasil
Publicado em: 25.06.2019 às 15:11 Última atualização: 25.06.2019 às 19:18

Foto por: Rovena Rosa/Agência Brasil
Descrição da foto: Confiante: Lula aguarda julgamento
Por 4 votos a 1, a Segunda Turma do STF negou o habeas corpus contra decisão de Felix Fischer (STJ) de manter condenação do ex-presidente Lula. Assim, no primeiros dos dois habeas, a liberdade do ex-presidente foi negada. Ainda há um HC a ser julgado, alegando parcialidade do ex-juiz Sérgio Moro no Caso do Triplex.

Foto por: Assessoria de Comunicação / STF
Descrição da foto: Sessão no STF nesta terça-feira (25)
Por volta das 18h20 o ministro Gilmar Mendes iniciou a leitura de seu voto na discussão sobre a parcialidade de Moro no Caso do Triplex do Guarujá. Mendes pediu para colocar Lula em liberdade até Segunda Turma concluir julgamento do Caso Moro.

Ele propôs à 2ª Turma a concessão de liminar para que o ex-presidente Lula fique em liberdade até o julgamento do mérito do habeas corpus. Segundo Mendes, alguns pontos trazidos pela defesa, quanto a suspeição do ex-juiz, têm plausibilidade e, em razão de novos fatos surgidos, o caso precisa ser melhor analisado.

Às 18h35 Fachin começou a leitura de seu voto. Ele diz que não vê motivos para alterar o voto e colocar Lula em liberdade e optou por negar a liberdade provisória a Lula. 

Às 19 horas Lewandowski iniciou a leitura de sua posição. Ele votou a favor da liberdade provisória do político.

O voto do ministro Celso de Mello iniciou às 19h10. Ele decidiu por negar liberdade provisória a Lula.

Lula está preso desde 7 de abril do ano passado na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, depois de ter sua condenação confirmada pelo Tribunal Regional Federal 4ª Região (TRF4), que impôs pena de 12 anos e um mês de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do triplex do Guarujá (SP).

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.