Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | País Brasília

Bolsonaro volta atrás e revoga decretos que facilitam porte de arma de fogo

No lugar, presidente editou três novos decretos e enviou um projeto de lei ao Congresso Nacional sobre o mesmo tema

Por Agência Brasil
Publicado em: 25.06.2019 às 16:28 Última atualização: 25.06.2019 às 16:30

Foto por: AFP
Descrição da foto: Presidente, Jair Bolsonaro
Poucas horas após o porta-voz da Presidência da República, Otávio Rêgo Barros, afirmar que o presidente Jair Bolsonaro não iria revogar os decretos das armas, o governo fez exatamente o contrário. Em uma edição extra do Diário Oficial da União, foi publicado a revogação dos dois decretos assinados em maio. No lugar, o presidente editou três novos decretos e enviou um projeto de lei ao Congresso Nacional sobre o mesmo tema.

Decreto 9.844: regulamenta lei sobre sobre a aquisição, o cadastro, o registro, o porte e a comercialização de armas de fogo e de munição e sobre o Sistema Nacional de Armas e o Sistema de Gerenciamento Militar de Armas

Decreto 9.845: regulamenta lei sobre a aquisição, o cadastro, o registro e a posse de armas de fogo e de munição.

Decreto 9.846: regulamenta lei sobre o registro, o cadastro e a aquisição de armas e de munições por caçadores, colecionadores e atiradores.

Senado e Câmara

No último dia 18, o plenário do Senado aprovou a revogação do decreto presidencial. Por 47 votos a 28, os senadores aprovaram um Projeto de Decreto Legislativo, do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e de outros senadores, que susta os efeitos da flexibilização. A maioria dos senadores argumentou que a alteração das regras para o acesso às armas por meio de decreto era inconstitucional e deveria ser feita por projeto de lei.

Na semana passada, em sua conta pessoal no Twitter, o presidente disse que esperava que a Câmara não seguisse o Senado, mantendo a validade do decreto.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.