Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | País Economia

'Prévia do PIB' tem alta de 0,54% em maio após quatro meses de queda

Foi primeiro resultado positivo no governo de Jair Bolsonaro

Por Estadão Conteúdo
Publicado em: 15.07.2019 às 10:49 Última atualização: 15.07.2019 às 10:54
Foto por: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas
Descrição da foto: Em 2019 até maio, o IBC-Br acumula alta de 0,94% e, nos 12 meses até maio, avanço de 1,31%.
Após quatro meses consecutivos de queda, a atividade economia reagiu em maio no Brasil, conforme dados divulgados nesta segunda-feira (15) pelo Banco Central. O Índice de Atividade do BC (IBC-Br) subiu 0,54% em maio ante abril, na série com ajustes sazonais. Foi o primeiro resultado positivo no governo de Jair Bolsonaro.
O IBC-Br de abril foi de -0,32%, enquanto o índice de março, -0,28%. No caso de fevereiro, o índice foi de -0,98%. O dado de janeiro registrou -0,06%. Todos os números foram revisados nesta segunda.
Ainda assim, o desempenho da atividade econômica não foi suficiente para evitar uma retração no trimestre encerrado em maio, em relação ao trimestre encerrado em fevereiro deste ano. O IBC-Br cedeu 0,99% nesta comparação.
Pela série sem ajustes sazonais, o IBC-Br apresentou forte expansão de 4,40% em maio deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado. Neste caso, o indicador foi ajudado por um fator estatístico: em maio do ano passado, a greve dos caminhoneiros prejudicou a atividade em todo o País, o que reduziu a base de comparação.
Em 2019 até maio, o IBC-Br acumula alta de 0,94% e, nos 12 meses até maio, avanço de 1,31%.
Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.