Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | País Crise ambiental

Bolsonaro faz convocação de emergência a ministérios para combate às queimadas na Amazônia

O despacho para a convocação do gabinete de crise foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União

Publicado em: 22.08.2019 às 23:59 Última atualização: 23.08.2019 às 09:14

Foto por: AFP PHOTO / NOAA/NASA/HANDOUT
Descrição da foto: Vista das queimadas na Amazônia por satélite
Presidente da República, Jair Bolsonaro, determinou nesta quinta-feira (22) que todos os ministros adotem, no âmbito de suas competências, medidas necessárias para o levantamento e o combate a focos de incêndio na região da Amazônia. Segundo nota divulgada à imprensa pelo Palácio do Planalto, o objetivo é a “preservação e a defesa da Floresta Amazônica, patrimônio nacional”. O despacho para a convocação do gabinete de crise foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União.

Em suas redes sociais, o presidente mencionou postagem do presidente francês, Emmanuel Macron, sobre as queimadas na Amazônia. Segundo Bolsonaro, Macron postou uma foto falsa de fogo na região.

"Lamento que o presidente Macron busque instrumentalizar uma questão interna do Brasil e de outros países amazônicos para ganhos políticos pessoais. O tom sensacionalista com que se refere à Amazônia (apelando até p/ fotos falsas) não contribui em nada para a solução do problema. O Governo brasileiro segue aberto ao diálogo, com base em dados objetivos e no respeito mútuo. A sugestão do presidente francês, de que assuntos amazônicos sejam discutidos no G7 sem a participação dos países da região, evoca mentalidade colonialista descabida no século XXI", disse o presidente Jair Bolsonaro.

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, garantiu nesta quarta-feira (21) que o governo federal está empenhado em combater queimadas e incêndios florestais que atingem estados da Amazônia. “É uma parceria do governo federal com todos os estados da região, envolvendo o Prevfogo, o Ibama e o ICMBio”, afirmou após sobrevoar áreas afetadas pelo fogo em Mato Grosso.

Nos últimos dias, a floresta tem enfrentado uma das maiores queimadas dos últimos tempos O problema virou pauta em organizações internacionais de proteção ambiental.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.