Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | País Situação crítica

Incêndios na Amazônia são claramente visíveis no centro da América do Sul, diz Nasa

Agência espacial dos Estados Unidos divulgou imagens de satélite de queimadas na floresta

Publicado em: 23.08.2019 às 12:31 Última atualização: 23.08.2019 às 12:46

Foto por: Lynn Jenner/ NOAA/ Nasa
Descrição da foto: 20 de agosto: imagem da fumaça de incêndios em vários estados do Brasil, incluindo Amazonas, Mato Grosso e Rondônia
Os focos de incêndio na Amazônia se tornaram, nesta semana, assunto de discussão internacional, geraram posicionamento polêmico do presidente Jair Bolsonaro e até motivo de reuniões emergenciais no Brasil e no mundo – o tema será discutido em encontro do G7 neste final de semana. A Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos, também divulgou imagens que mostram o comportamento do fogo sobre a floresta que é considerada o pulmão do mundo. 

A imagem divulgada pela Nasa, nesta quinta-feira (22), mostra a fumaça dos incêndios na bacia amazônica que acabou por criar uma espessa camada "claramente visível em grande parte o centro da América do Sul".

Foto por: Daniel Beltrá/Greenpeace
Descrição da foto: Foco de incêndio na Floresta Amazônia em São Félix do Xingu, no Pará, registrado pelo Greenpeace

Em entrevista à Folhapressa, Douglas Morton, chefe do Laboratório de Ciências Biosféricas do Centro Goddard de Voo Espacial da Nasa, em Maryland, nos Estados Unidos, afirmou que é possível correlacionar os principais focos de calor detectados pelos satélites Terra e Aqua da Nasa ao corte raso de floresta na região, e não a outros tipos de atividade que implicam queimadas sem desmatamento, como limpeza de pastos, preparo de plantios ou queima de bagaços. "Vimos sinais de que o desmatamento está aumentando, neste momento."

Entre 1º de janeiro até a terça-feira (20), foram contabilizados 74.155 focos, alta de 84% ante o mesmo período de 2018, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Um pouco mais da metade (52,6%) desses focos têm ocorrido na Amazônia. O dado é corroborado pela Nasa. 

Mais praticidade no seu dia a dia: clique aqui para receber gratuitamente notícias diretamente em seu e-mail!

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.