Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | País Tecnologia

Anac alerta para restrição no transporte de MacBook Pro, da Apple, em aviões no Brasil

Proibição vale para MacBook Pro, de 15 polegadas, produzidos entre setembro de 2015 e fevereiro de 2017

Publicado em: 29.08.2019 às 14:07 Última atualização: 29.08.2019 às 14:14

Foto por: Apple/Divulgação
Descrição da foto: Os notebooks MacBook Pro, de 15 polegadas, que constarem com problemas de bateria, não deverão ser transportados em aviões

Devido a problemas detectados em um lote de baterias de lítio de MacBook Pro de 15 polegadas, fabricados entre setembro de 2015 e fevereiro de 2017 pela Apple, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) recomenda aos passageiros proprietários de equipamentos desta marca que, antes de viajar com o aparelho, verifiquem se o eletrônico é um dos dispositivos afetados pela falha na bateria. A consulta pode ser realizada na página da fabricante.

Se o seu equipamento estiver na lista de dispositivos defeituosos, o MacBook não deve ser transportado como bagagem de mão nem despachados no porão da aeronave, dados os riscos que representam para as operações aéreas. Os passageiros que embarcarem com o dispositivo inapropriadamente serão orientados pelos profissionais das companhias aéreas a manterem o dispositivo desligado e a não recarregarem o aparelho durante o voo. A recomendação é válida até que a fabricante realize a substituição dos modelos defeituosos.

As medidas adotadas, segundo a Anac, têm por objetivo garantir a segurança das operações aéreas e estão em consonância com as práticas tomadas recentemente pelas autoridades de aviação civil americana, Federal Administration Aviation (FAA), e europeia, European Union Aviation Safety Agency (EASA).

Empresas foram comunicadas

Reforçando as medidas de segurança adotadas pelas principais autoridades de aviação civil do mundo, a Anac encaminhou nesta semana recomendação às companhias aéreas do País quanto à proibição do transporte do MacBook Pro de 15 polegadas. No documento, a agência sugere que empresas informem a tripulação, os passageiros e os funcionários sobre as restrições e limitações no transporte do equipamento.

Para orientar os passageiros sobre quais itens podem ou não ser transportados na bagagem de mão ou despachada, a ANAC criou recentemente a página “O que posso transportar?”. Na página, o passageiro encontra, em ordem alfabética, a lista por categoria com aproximadamente 150 itens proibidos ou classificados como artigos perigosos pelas regras internacionais de aviação civil.

Quer receber notícias como esta e muitas outras diretamente em seu e-mail? Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.