Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | País Recorde

Morador do Paraná de 117 anos pode ser o homem mais velho do mundo

Sebastião Batista dos Santos nasceu no ano de 1902

Publicado em: 15.10.2019 às 16:44 Última atualização: 15.10.2019 às 17:47

Nova certidão foi entregue pelo prefeito da cidade paranaense Foto: Frank Ariel Schiavini / Facebook / Reprodução
Sebastião Batista dos Santos pode ser um dos homens mais velhos do mundo. Com 117 anos, o centenário, mora na região sudoeste do Paraná. As informações são do jornal Gazeta do Povo.

Segundo a publicação, Seu Sebastião conseguiu obter uma certidão de nascimento "retroativa" a 1902, fazer uma nova identidade e ser submetido ao título no livro de recordes Guinness. Se o registro for acatado, o Instituto de Identificação do Paraná (IIPR) também pode entrar para o tradicional ranking por ter em seu banco de dados as impressões digitais da pessoa mais antiga do mundo. 

"A família não tinha mais certidão de nascimento original. O RG ele já tinha no Paraná, mas era muito antigo, de 1990", conta Elisa Manoeli, 38 anos, papiloscopista e assessora de comunicação que assumiu a força-tarefa junto com o setor de identificação de Coronel Vivida e a seção regional de identificação de Pato Branco.

Identidade de Seu Sebastião Foto: Frank Ariel Schiavini / Facebook / Reprodução
A nova identidade de Sebastião foi entregue pelas mãos do prefeito de Coronel Vivida na última quinta-feira (10).

Joceli dos Santos, 48 anos, filha mais nova do possível homem mais velho do mundo, diz que essa não é a primeira vez que cogitam inscrever o pai no livro nos recordes. Antes, contudo, não havia toda a documentação exigida - o que colocava em dúvida a data de nascimento do idoso. Ele é pai de nove filhos, o mais velho hoje com 80.

Até então considerado o homem mais velho do mundo, o japonês Masazo Nonaka, de 113 anos, morreu em janeiro deste ano. Se o cadastro de Sebastião for aceito, é ele quem deverá ocupar o novo recorde.

O processo já foi submetido e a assessoria do Instituto de Identificação do Paraná entrou em contato com o livro mundial dos recordes que está analisando o caso.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.