Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | País Enem

"Democratização do acesso ao cinema no Brasil" é o tema da redação em 2019

Tema foi divulgado após o início da prova

Publicado em: 03.11.2019 às 14:33 Última atualização: 25.02.2022 às 17:57

Na tarde deste domingo (3), ministro da Educação, Abraham Weintraub, anunciou o tema em um vídeo publicado no seu perfil no Twitter. Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 terão de dissertar sobre a "Democratização do acesso ao cinema no Brasil".

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a redação deve ser do tipo dissertativo-argumentativo, com até 30 linhas, desenvolvida a partir da situação-problema proposta e de subsídios oferecidos pelos textos motivadores. Redações com menos de sete linhas recebem nota zero, assim como as que reproduzem integralmente trechos dos textos motivadores e de itens do Caderno de Questões.

Um texto dissertativo-argumentativo deve ser opinativo e organizado para a defesa de um ponto de vista. A opinião do autor deve estar fundamentada com explicações e argumentos. Os critérios de correção da redação, com cinco competências, estão detalhados em a Redação no Enem 2019 – Cartilha do Participante.

A banca avaliadora do Enem 2019 poderá atribuir nota zero à redação que:

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.