Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | País Brasília

Bolsonaro participa de manifestação de apoiadores na rampa do Palácio do Planalto

A manifestação foi contra o trabalho do Supremo Tribunal Federal e o Congresso Nacional; faixas pediam o fechamento do STF e a intervenção militar

Publicado em: 03.05.2020 às 17:52 Última atualização: 03.05.2020 às 21:39

Bolsonaro cumprimentou apoiadores em Brasília Foto: Palácio do Planalto / YouTube / Reprodução
O presidente Jair Bolsonaro foi neste domingo (3) ao encontro de apoiadores que participaram de uma carreata na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Durante a manifestação, Bolsonaro desceu a rampa do Palácio do Planalto e cumprimentou os apoiadores à distância. 

O encontro foi transmitido pela rede social do presidente e durou cerca uma hora. Segundo Bolsonaro, a manifestação foi realizada de forma espontânea pelos apoiadores em favor da governabilidade e por muitas pessoas que querem voltar ao trabalho.

"O Brasil, como um todo, reclama a volta ao trabalho. Essa destruição de empregos irresponsável por parte de alguns governadores é inadmissível. O preço vai ser muito alto na frente, fome, desemprego, miséria, isso não é bom. Sabemos do efeito do vírus, mas, infelizmente, muitos serão infectados, muitos perderão suas vidas também, mas é uma realidade que temos que enfrentar", afirmou o presidente. 

De acordo com os dados divulgados ontem (2) pelo Ministério da Saúde, o Brasil tem 96.559 casos confirmados da doença e 6.750 mortes foram registradas.

O presidente voltou a apoiar as pautas antidemocráticas durante o ato. Em discurso aos manifestantes, Bolsonaro disse que ''pede a Deus'' para não ter problemas nessa semana porque, segundo afirmou, "chegou ao limite". A manifestação foi contra o trabalho do Supremo Tribunal Federal e o Congresso Nacional. Faixas pediam o fechamento do STF e a intervenção militar.

Agressões a jornalistas

Ministros do STF e entidades repudiaram a agressão sofrida pelo fotógrafo Dida Sampaio, do jornal O Estado de S.Paulo, durante a manifestação. O profissional foi agredido com socos e chutes quando tentava registrar fotos do presidente cumprimentando os manifestantes em frente ao Palácio do Planalto.

Além de Sampaio, o motorista do jornal, Marcos Pereira, foi derrubado com uma rasteira. Os agredidos deixaram o local escoltados pela Polícia Militar. Jornalistas de outros veículos também foram hostilizados durante o ato.

A ministra Cármen Lúcia lamentou a agressão na data em que é comemorada o Dia da Liberdade de Imprensa.“É inaceitável, inexplicável, que ainda tenhamos cidadãos que não entenderam que o papel do profissional de imprensa é o que garante a cada um de nós poder ser livre. Estamos, portanto, quando falamos da liberdade de expressão e de imprensa, no campo das liberdades, sem a qual não há respeito à dignidade”, disse.

O ministro Alexandre de Moraes declarou que as agressões contra jornalistas devem ser repudiadas e não podem ser “toleradas pelas instituições e pela sociedade”. Para Gilmar Mendes, a “agressão a cada jornalista é agressão à liberdade de expressão e agressão à própria democracia”.

Para o ministro Luís Roberto Barroso é preciso valorizar o papel do jornalista.“Dia da Liberdade de Imprensa. Mais que nunca precisamos de jornalismo profissional de qualidade, com informações devidamente checadas, em busca da verdade possível, ainda que plural. Assim se combate o ódio, a mentira e a intolerância”, disse. O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, manifestou solidariedade aos jornalistas e disse que"cabe às instituições democráticas impor a ordem legal a esse grupo que confunde fazer política com tocar o terror."

*Com informações da Agência Brasil.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.