Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | País Nova crise

Nelson Teich pede demissão do cargo de ministro da Saúde

Médico oncologista não completou um mês no comando da pasta

Publicado em: 15.05.2020 às 12:17 Última atualização: 15.05.2020 às 15:04

Nelson Teich pediu demissão do cargo de ministro da Saúde Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil
O médico oncologista Nelson Teich pediu demissão do cargo de ministro da Saúde nesta sexta-feira (15). A saída ocorre menos de um mês após ter assumido a pasta, antes chefiada por Luiz Henrique Mandetta. Teich tomou posse em 17 de abril.

De acordo com o Ministério da Saúde, uma coletiva de imprensa será marcada para esta tarde.

Assim como Mandetta, Nelson Teich também apresentou discordâncias com o presidente Jair Bolsonaro sobre as medidas para combate ao coronavírus. Nos últimos dias, o presidente e o médico tiveram desentendimentos sobre cloroquina, isolamento social e sobre o decreto de Bolsonaro que ampliou as atividades essenciais no período da pandemia. O agora ex-ministro foi comunicado sobre a decisão do presidente durante uma coletiva de imprensa.

Na quinta-feira (14), o presidente Jair Bolsonaro negou que Teich tivesse o mesmo destino que seu antecessor, mas afirmou que exige que a cloroquina seja administrada para pacientes da Covid-19 desde os primeiros sintomas, contrariando profissionais da saúde.

Bolsonaro disse que o protocolo adotado pelo ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, não podia continuar sendo seguido por Teich. Mandetta foi demitido justamente por divergir do presidente sobre medidas de isolamento social e o uso da cloroquina.

Na quarta-feira (13), o administrador de empresas Francisco de Assis Figueiredo havia sido demitido do cargo de Secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde. Como parte da negociação do governo Jair Bolsonaro com partidos do Centrão, o posto deve ser ocupado por um nome indicado pelo PL, sigla comandada pelo ex-deputado Valdemar Costa Neto, condenado no mensalão.

Com Estadão Conteúdo.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.