Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | País Pesquisa

Oxford e a Coronavac: quais as diferenças entre as vacinas contra Covid-19?

Brasil tem o maior programa de imunização público para gripe do mundo e tem grande experiência na produção de vacinas

Por Débora Ertel
Publicado em: 20.07.2020 às 19:13 Última atualização: 20.07.2020 às 19:19

Vacina experimental para a Covid-19 está sendo estudada pela Universidade de Oxford Foto: John Cairns/Universidade de Oxford
Ao mesmo tempo que o Instituto Butantan anunciava o início da imunização dos voluntários contra Covid-19 com vacina chinesa Coronavac, cientistas da Universidade de Oxford anunciavam resultados preliminares de outra vacina. Segundo os pesquisadores do Reino Unido, a vacina desenvolvida por eles é segura e induziu resposta imune no corpo dos voluntários. Diante disso, há quem questione qual medicamento será mais eficaz para a proteção do coronavírus. Segundo o diretor do Butantan, a diferença entre as duas vacinas está na tecnologia e não na sua origem, chinesa ou europeia.

CONTEÚDO ABERTO | Leia todas as notícias sobre coronavírus

Enquanto que a vacina chinesa, produzida pela empresa privada Sinovac Biotech utiliza uma tecnologia já existente, a vacina de Oxford parte de uma nova. “A nossa é tecnologia tradicional, a mesma utilizada na vacina contra raiva e dengue, que já tem um perfil de segurança”, explica Covas. Já o medicamento dos cientistas ingleses, é baseada numa tecnologia nunca utilizada antes, com um processo produtivo mais longo que precisa ser validado estudos. Por conta disso, a vacina Coronavac está mais adiantada.

De acordo com o diretor do Butantan, o Brasil tem o maior programa de imunização público para gripe do mundo e tem grande experiência na produção de vacinas.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.