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Máscara, cachorro e saco de pancadas: veja os termos mais buscados na web durante a pandemia

Dados são do Radar Simplex, plataforma que usa inteligência artificial para detectar tendências a partir das pesquisas on-line

Por Estadão Conteúdo
Publicado em: 18.12.2020 às 08:40 Última atualização: 18.12.2020 às 09:13

Buscas dos brasileiros na web ajudam a explicar as fases da pandemia de Covid-19 Foto: Ingram Publishing/Thinkstock
De corrida pelas máscaras à procura pelo termo "saco de pancadas", as buscas dos brasileiros na web ajudam a explicar as fases da pandemia de Covid-19 e como os hábitos de consumo se transformaram no isolamento social.

As tendências captadas recentemente mostram que, em dezembro, com o repique da Covid-19, as máscaras retornaram à lista de prioridades. O maior destaque, porém, foi a investigação do preço do tender, 700% maior do que no início de dezembro de 2019. Os dados são do Radar Simplex, plataforma que usa inteligência artificial para detectar tendências a partir das pesquisas on-line.

"Para um ano atípico, é natural que as buscas na web também sejam atípicas", disse João Lee fundador da Simplex. Segundo ele, os efeitos da pandemia são claros. "As pegadas deixadas na Internet em 2020 provam que, de fato, o brasileiro enveredou-se por novos caminhos, talhados pelos sonhos e frustrações impostos pelo isolamento social e pelas restrições de uma vida limitada ao espaço de casa."

No início da pandemia, em março, as buscas por "delivery" subiram 400% em relação à média dos 12 meses anteriores. Máscaras de proteção registraram suas primeiras aparições no topo das buscas naquele mês, 49% acima da média. O álcool em gel subiu ainda mais, com explosão de 923%.

Em maio, quando aparentemente os brasileiros perceberam que ficariam mais tempo em casa, os termos "fogão de 4 bocas", "cadeiras de escritório" e "cachorro" cresceram 81%, 52% e 100%, respectivamente. Em junho, a paciência parecia no fim, com o termo "saco de pancada" em destaque: um salto de 115%. Em agosto, com a obrigatoriedade do uso de máscara, o equipamento de proteção teve alta de 246% nas buscas.

Em setembro, o consumidor pareceu mais interessado nos preços dos alimentos, que têm puxado a inflação. Destacou-se a busca por "melhores preços" - expansão de 200%. Em outubro e novembro, houve alta de 137% em buscas por "Heineken", que também elevou preços no País.

Na Black Friday, em novembro, o líder de procura foi o console Playstation 5 - as buscas foram multiplicadas por seis no período. As pesquisas sobre pneus também subiram bastante: 60%.

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