Publicidade
Notícias | País Educação

Enem começa neste domingo para 5,7 milhões de inscritos

Devido à pandemia, Exame ocorrerá em dois formatos: impresso e digital

Por Bruna Mattana
Publicado em: 16.01.2021 às 13:00

Devido à pandemia, Enem ocorrerá em dois formatos: impresso e digital Foto: Agência Brasil
O primeiro dia de aplicação da prova impressa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ocorre neste domingo, dia 17, (o segundo dia será em 24 de janeiro). Os portões abrirão às 11h30 e serão fechados às 13 horas. A prova ocorre às 13h30. O exame, que foi adiado de novembro de 2020 para janeiro e fevereiro deste ano, ocorrerá em dois formatos (impresso e digital), devido à pandemia. O primeiro dia da prova na modalidade digital será em 31 de janeiro.

Ao todo, 5,7 milhões de estudantes se inscreveram para a prova, deste total, 245.877 são do Rio Grande do Sul. Entre os gaúchos, 9.399 são candidatos de Canoas; 4.015 inscritos de Novo Hamburgo; 4.822 de São Leopoldo; e 1.224 de Canela.

O Inep adotou um conjunto de medidas preventivas para garantir uma aplicação segura para os 5,7 milhões de inscritos. Por isso, será obrigatório o uso de máscaras de proteção facial durante toda a realização do Exame.

Estudos prejudicados na pandemia

A expectativa em relação à prova de 2021 é grande entre os estudantes, que enfrentaram um ano escolar atípico. Jaisa Caroline Lopes, 18 anos, terminou o terceiro ano do ensino médio na Escola Estadual 25 de Julho, de Novo Hamburgo, e fará a prova neste domingo.

Ela diz que busca uma boa nota no Enem para tentar uma bolsa em uma universidade federal.

"Meu objetivo é cursar Medicina. Revisei um pouco de cada assunto e ainda estou fazendo isso, mas confesso que não tive muito tempo por conta da demanda de trabalhos nas aulas a distância. Caso eu não consiga a nota ideal, irei me dedicar 100% ao Enem e garantir minha vaga em uma universidade no próximo ano."


Segundo ano de prova

Bárbara revista os últimos conteúdos antes da prova Foto: Arquivo pessoal
A jovem Bárbara Lindenmeyer Welter, 18 anos, também quer uma boa nota para pleitear uma vaga em Medicina. Ela encerrou o ensino médio no Colégio Marista Pio XII, de Novo Hamburgo, e optou pela versão impressa em razão de já ter feito em 2019.

"Me sinto mais segura, visto que já conheço os procedimentos de aplicação. Desde o início do ano, venho me preparando, principalmente para o Enem, estudando praticamente todos os dias por meio de resumos sucintos e muitos exercícios. Nessa fase final, optei por realizar as provas antigas dos últimos anos do exame."


"Enem evidenciará desigualdade na educação", diz professor

O professor da Universidade Feevale, doutor em Educação, Gabriel Grabowski, acredita que o Enem "evidenciará ainda mais as desigualdades na educação brasileira." Segundo ele, o Ministério da Educação (MEC) e as secretarias de Educação dos Estados não foram suficientemente capazes de oferecer suporte aos estudantes, especialmente no que tange ao acesso tecnológico.

“Que esta edição do Enem provoque uma avaliação séria e que seja repensado o sistema de ingresso ao ensino superior mais justo e democrático, não apenas por uma única Prova, mas por avaliações sistemáticas desde as séries finais do ensino fundamental, todos anos do ensino médio, de natureza formativa e cumulativa”, opina.

Ele ainda julga “inadmissível” que transcorridos mais de dez meses de aulas presenciais suspensas, governos, gestores e mantenedoras de ensino estejam mais preocupadas com protocolos de retorno às aulas do que viabilizar aos estudantes acesso gratuito à internet de banda larga e bibliotecas digitais, a exemplo do que já existe em vários países.

Atenção para a interpretação de texto e redação

Professora de língua portuguesa, literatura e redação da Instituição Evangélica de Novo Hamburgo (IENH) e coordenadora do curso de português/ licenciatura EAD da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Sabrina Vier, destaca que é importante ficar atento às marcas linguísticas dos textos, na prova de linguagens.

"O uso dos sinais de pontuação, dos articuladores, dos operadores argumentativos, a escolha dos adjetivos, os processos de uso do pronome, o gênero textual, quando o texto foi publicado. Todas essas modalidades de sentido são responsáveis para interpretação e para chegar à alternativa correta. Esse é o foco das questões de linguagens, tanto as de língua portuguesa quanto as de literatura."

Em relação à redação, a professora explica que é importante estar atendo aos fatos do mundo. "A redação do Enem é para ver qual a capacidade que o jovem que terminou o ensino médio tem de argumentar, fazer progressão temática, estabelecer um texto coeso. Então, ele precisa revisitar, a partir do temas, vivências e conteúdos que ele teve durante o ensino médio."

Ela ressalta ainda que é necessário saber organizar os argumentos no texto. "Por isso, os textos de apoio são muito importantes, pois dão um certo direcionamento para o tema. Não basta citar Bauman, se o aluno não tiver um posicionamento crítico do mundo, da sua própria formação, sabendo fazer uso de todas as questões linguísticas estudadas na escola."

Cuidados e o que levar no dia da prova

Será obrigatório o uso de máscaras de proteção facial durante toda a aplicação. O participante que não utilizar a máscara cobrindo totalmente o nariz e a boca, desde sua entrada até sua saída do local de provas, ou recusar-se, sem justificativa, a respeitar os protocolos de proteção contra a Covid-19, a qualquer momento, será eliminado do exame.

A única caneta aceita para preencher o cartão-resposta é a esferográfica de tinta preta, fabricada com material transparente. É obrigatório apresentar via original de documento oficial de identificação com foto para a realização das provas.

Apesar de não ser obrigatório, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) recomenda que o participante leve o Cartão de Confirmação de Inscrição nos dias de aplicação. Os aparelhos eletrônicos devem ser mantidos desligados, incluindo alarmes.

Dias de aplicação do Enem


Receba notícias diretamente em seu e-mail! Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

TAGS: aulas Enem prova
Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.