Publicidade
Notícias | País Denúncia

Doses da vacina de Oxford podem ser descartadas no Rio de Janeiro por falta de utilização

Depois de aberto, o material precisa ser usado em até seis horas ou perde a validade

Publicado em: 28.01.2021 às 18:38 Última atualização: 28.01.2021 às 18:40

Vacina da AstraZeneca/Oxford prestes a ser distribuída Foto: Divulgação
Funcionários de uma Clínica da Família localizada na Zona Oeste do Rio de Janeiro afirmam que ao menos cinco doses da vacina de Oxford/AstraZeneca foram descartadas por falta de uso. Outras doses podem ficar inutilizadas nos próximos dias. O motivo é a ausência de público para a vacinação, já que apenas profissionais de saúde com 60 anos ou mais podem ser vacinados com o imunizante nesta primeira etapa. As informações são do portal O Dia

De acordo com a publicação, cada frasco do imunizante é capaz de vacinar até dez pessoas. Depois de aberto, o material precisa ser usado em até seis horas ou perde a validade. Um profissional, que preferiu não se identificar, relatou que, até às 13h20 da última quarta-feira (27), apenas cinco pessoas tinham ido à unidade de saúde para serem vacinadas. Para complementar o uso deste único frasco da vacina, outras cinco pessoas precisariam comparecer ao local.

A Secretaria Municipal de Saúde respondeu que "a recomendação é de que as unidades se programem para utilizar todas as doses do frasco no período orientado pela fabricante. Neste primeiro dia de vacinação, todas as unidades receberam centenas de pacientes desde o início da manhã, não tendo motivos para a não utilização das doses até o final dos frascos."


Mais praticidade no seu dia a dia: clique aqui para receber gratuitamente notícias diretamente em seu e-mail!

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.