Publicidade
Notícias | País Santa Catarina

Bebê de um mês morre por complicações da Covid-19 em Chapecó

Prefeitura confirma que outra criança, de idade não revelada, está internada com doença

Publicado em: 18.02.2021 às 16:03 Última atualização: 18.02.2021 às 16:04

Bebê estava internado no Hospital Regional do Oeste Foto: Divulgação
Um bebê de 1 mês e 28 dias morreu por complicações da Covid-19 em Chapecó, no Oeste de Santa Catarina. O óbito foi confirmado pela prefeitura nesta quarta-feira (18). A criança ficou internada por sete dias no Hospital Regional do Oeste (HRO), mas não resistiu. Não foram divulgadas informações sobre como o bebê foi infectado.

A prefeitura confirmou também que outra criança, de idade não revelada, está internada com a Covid-19 no mesmo hospital.

Em Santa Catarina, até esta quinta-feira, foram registrados 12 óbitos de crianças de até nove anos pela Covid-19. Ao todo, 16.857 crianças de até 9 anos já foram infectadas pelo vírus no Estado vizinho.

A cidade de Chapecó vive um colapso no sistema de saúde em virtude do alto número de internações pela doença. Atualmente, 162 pessoas estão internadas, sendo 62 em leitos de UTI. 

Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica

Crianças não fazem parte do grupo de risco para Covid-19, mas os pequenos podem ter complicações provocadas pela Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica. A chamada SIM-P está associada ao coronavírus, com manifestações tardias após a infecção, podendo ou não a criança ter apresentado sintomas respiratórios de Covid-19. No Rio Grande do Sul, o primeiro óbito foi confirmado em um menino de 7 anos residente de Alto Feliz.

Embora se caracterize por sintomas diversos, a síndrome está frequentemente associada à febre persistente, acompanhada de pressão baixa, conjuntivite, manchas no corpo, diarreia, dor abdominal, náuseas e vômitos, entre outros. Em alguns casos, o paciente pode desenvolver também sintomas respiratórios e disfunção cardíaca. Além disso, há sempre uma marcante atividade anti-inflamatória do organismo.



Quer receber notícias como esta e muitas outras diretamente em seu e-mail? Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.