Publicidade
Notícias | País Em debate

STF declara Sérgio Moro parcial; processo do tríplex deve iniciar do zero novamente

Ação que discutiu se o ex-juiz Sergio Moro foi parcial nas condenações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva

Por Estadão Conteúdo
Publicado em: 23.03.2021 às 15:46 Última atualização: 23.03.2021 às 18:56

Ação que discute se o ex-juiz Sergio Moro foi parcial nas condenações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) retomou na tarde desta terça-feira (23) o julgamento sobre a suspeição do ex-juiz Sérgio Moro no caso do tríplex do Guarujá (SP). Por votos três a dois, STF decidiu que o ex-juiz da Lava Jato atuou com parcialidade ao condenar ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Anteriormente, o indicado ao STF pelo presidente Jair Bolsonaro, o ministro Kassio Nunes Marques pediu vista, que é mais tempo para análise, no início do mês, suspendendo a discussão sobre a parcialidade do ex-juiz federal ao condenar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do tríplex do Guarujá.

Kassio Nunes Marques devolveu a vista na manhã desta terça-feira (23) e o caso foi incluído na pauta da Segunda Turma desta tarde. Em entrevista ao Estadão publicada no último dia 13, o relator da Operação Lava Jato no STF, Edson Fachin, disse que a Lava Jato terá o mesmo fim que a Operação Mãos Limpas teve na Itália, se Moro for declarado parcial.

Como votou cada ministro

Até o momento, o ministro Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski defenderam a suspeição de Moro. Já os ministros Nunes Marques e Fachin.

A maioria foi formada com a mudança do voto da ministra Cármen Lúcia, que tinha pedido para apresentar novamente seu voto. Dessa forma, o processo do tríplex deve reiniciar do zero. A sentença que condenou Lula segue anulada. A suspeição não é automática para outros processos do ex-presidente — a defesa terá, por exemplo, que questionar os outros casos na Justiça. 

*Com informações do G1


Mais praticidade no seu dia a dia: clique aqui para receber gratuitamente notícias diretamente em seu e-mail!

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.