Publicidade
Notícias | País Assista ao vídeo

Prefeitos de oito estados pedem apoio internacional para enfrentar a pandemia

Gaúcha Paula Mascarenhas, prefeita de Pelotas, aderiu à iniciativa. Objetivo é chamar a atenção de outros países para a situação do Brasil

Publicado em: 29.03.2021 às 10:59 Última atualização: 29.03.2021 às 11:05

Prefeitos pedem socorro internacional para enfrentamento da pandemia Foto: Reprodução

Prefeitos de oito estados brasileiros divulgaram um vídeo nesta segunda-feira (29) em que pedem apoio internacional para o enfrentamento à pandemia. Entre os gestores municipais que aderiram à iniciativa, está a gaúcha Paula Mascarenhas, prefeita de Pelotas. Veja o vídeo abaixo.

Em pouco mais de três minutos, os prefeitos descrevem a atual situação do Brasil, que tem registrado recordes diários de mortes pelo novo coronavírus, e também chamam a atenção para o colapso do sistema de saúde, do turismo e da economia.

No vídeo, produzido pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e pela ONG Vital Strategies, os gestores ainda exaltam a ciência, defendem a necessidade de mais vacinas e pedem auxílio de outras nações para ampliar a imunização e o número de leitos, medicamentos, testes gratuitos e oxigênio nos hospitais.

Além da prefeita pelotense, participam da ação os prefeitos do Rio de Janeiro (RJ), Eduardo Paes; de Aracaju (SE), Edvaldo Nogueira; de Florianópolis (SC), Gean Loureiro; de Salvador (BA), Bruno Reis; de Belém (PA), Edmilson Rodrigues; de Fortaleza (CE), José Sarto e de Caruaru (PE), Raquel Lyra. O presidente da FNP, Jonas Donizette, também participa da iniciativa.

Conectar

Após autorização do Supremo Tribunal Federal (STF) para que estados e municípios negociassem a aquisição de vacinas contra a Covid-19, prefeitos de todo o país se uniram para formar o Conectar – Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras. A proposta começou a ser desenhada em fevereiro deste ano.

O objetivo do Consórcio é oferecer suporte aos municípios caso o Programa Nacional de Imunização (PNI) não consiga atender a demanda nacional. A ação já reúne mais de 2,6 mil cidades interessadas em adquirir não só vacinas, mas medicamentos e insumos de saúde. 

Nessa segunda-feira, cidades que aderiram à iniciativa elegerão a Diretoria e o Conselho Fiscal do Consórcio. Na sequência, terão início as tratativas para a compra dos produtos.

Os recursos para compra de vacinas pelo Consórcio poderão vir por meio dos municípios consorciados, de aporte de recursos federais e de doações nacionais e internacionais de fundações, instituições, empresas etc. Além disso, o consórcio poderá receber doações insumos, vacinas e medicamentos – tudo o que for preciso para o enfrentamento à Covid-19.


Receba notícias diretamente em seu e-mail! Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.