Publicidade
Notícias | País Tragédia em Santa Catarina

Professoras evitaram uma tragédia maior em creche de Saudades, aponta delegado

"Ele tentou entrar em todas as salas e não conseguiu", disse o delegado em coletiva de imprensa na tarde desta terça-feira

Publicado em: 04.05.2021 às 20:21 Última atualização: 04.05.2021 às 20:37

Pelo menos três crianças e dois adultos foram mortos em creche de Saudades, em Santa Catarina Foto: Jornal Imprensa do Povo/ Especial

O delegado Jerônimo Marçal Ferreira, responsável pela investigação da tragédia que deixou três crianças e duas mulheres mortas na manhã desta terça-feira (4) no município de Saudades, em Santa Catarina, disse que professoras evitaram que a tragédia fosse maior.

Em entrevista coletiva na tarde de hoje o delegado disse que professoras das demais turmas perceberam o ataque e trancaram as salas para que o agressor, de 18 anos, não chegasse até as crianças. "Elas (professoras) instintivamente se trancaram dentro das respectivas salas e seguraram as crianças dentro das salas para que ele não entrasse. Ele tentou entrar em todas as salas e não conseguiu." diz.

Segundo o delegado, a Polícia está tentando buscar uma motivação para o crime, no entanto, já foi possível apurar que o jovem de 18 anos, autor do crime, era de família simples, estudante do ensino médio e sofria bullying. Além disso, era introspectivo e de poucos amigos. Ainda segundo o delegado, foram encontrados R$11 mil em espécie que eram guardados pelo jovem. Segundo a família ele trabalhava em uma empresa da cidade e juntou o dinheiro.

O agressor estava com duas armas brancas no momento do crime. Segundo o delegado Ferreira, o jovem levou os dois objetos até a creche, mas só utilizou uma das armas para desferir os golpes. "Uma ele tinha junto com ele, mas não usou. As duas tinham sido compradas a pouco tempo", conta.

Após o crime, segundo o Sargento Marcos da Polícia Militar, primeiro a chegar no local, pessoas da comunidade já haviam contido o agressor que tentou tirar a própria vida com golpes do mesmo facão. Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e passou por uma cirurgia em um hospital de Chapecó. Segundo o perito criminal Carlos Augusto Nogueira Júnior, as vítimas receberam pelo menos cinco golpes cada. "As crianças acabaram tendo mais ferimentos", conta.






Comoção

"Estamos recebendo vocês no dia mais triste da história de Saudades", assim o prefeito Maciel Schneider iniciou sua fala aos jornalistas na coletiva desta tarde. Emocionado o chefe do executivo não escondeu a emoção ao citar o fato. "Uma cidade um tanto tranquila como a nossa, onde jamais sonhávamos ou em algum pesadelo pudéssemos imaginar que poderíamos passar pelo momento que estamos passando. Imagine vocês as famílias que tiveram essas crianças ou essa professora e agente educativa que vieram a óbito. Nos assusta esse fato que aconteceu no nosso município."

Apoio às famílias

A governadora Daniela Reinehr, que também esteve presente na coletiva, disse que o Estado está disponibilizando o apoio necessário para tentar minimizar a dor das famílias. "Nós temos 25 psicólogos aqui já disponíveis para ajudar nesse processo tão doloroso das famílias, das vítimas, enfim. Eu acredito que toda a comunidade está passando por uma situação difícil.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.