Publicidade
Notícias | País Exportação ilegal de madeira

PF aponta 'fortes indícios' contra ministro do Meio Ambiente

Na semana passada, Ricardo Salles foi alvo de operação sobre possível esquema de corrupção para exportação ilegal de madeira

Por Estadão Conteúdo
Publicado em: 26.05.2021 às 08:18 Última atualização: 26.05.2021 às 08:36
Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles Foto: Marcelo Camargo /Agência Brasil
A Polícia Federal apontou "fortes indícios" de envolvimento do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, em um possível esquema de corrupção para exportação ilegal de madeira, de acordo com documento em que pediu autorização do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), para abrir a Operação Akuanduba.
Ainda de acordo com o documento, a PF diz que as provas reunidas já são suficientes para enquadrar o presidente afastado do Ibama, Eduardo Bim, pelos crimes de facilitação ao contrabando e advocacia administrativa.
O acervo de provas enviado ao STF inclui relatos de reuniões com madeireiros, alterações nas regras de fiscalização, trocas de mensagens, depoimentos de testemunhas e movimentações financeiras atípicas, que atingem o escritório de advocacia de Ricardo Salles em São Paulo. O conteúdo do documento enviado ao STF, de 92 páginas, foi revelado pelo jornal O Globo e obtido pelo Estadão.
Na semana passada, quando a PF deflagrou a operação, Salles negou irregularidades e disse que o ministro foi "induzido ao erro" ao autorizar a busca e apreensão. O presidente afastado do Ibama não se manifestou sobre a decisão.
Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.