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Notícias | País CONVÊNIO RENOVADO

Exportações de calçados brasileiros contarão com incentivo de R$ 35 milhões

Convênio entre Abicalçados e ApexBrasil foi renovado por mais dois anos

Por Juliana Nunes
Publicado em: 04.03.2022 às 10:50 Última atualização: 04.03.2022 às 10:56

A Associação Brasileira da Indústria de Calçados (Abicalçados) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) renovaram na quinta-feira (3) à tarde o convênio com o projeto Brazilian Footwear, que incentiva as exportações de calçados brasileiros. (Saiba mais abaixo). Ao todo, com recursos da Agência e contrapartida das empresas, serão investidos mais de R$ 35 milhões na divulgação das marcas brasileiras mundo afora. O projeto é válido até janeiro de 2024.

Haroldo e Fiuza assinam convênio que incentiva exportações de calçados
Haroldo e Fiuza assinam convênio que incentiva exportações de calçados Foto: Fabio Winter
"Nesses 22 anos de parceria, qualificamos e pulverizamos nossas exportações, passando de 99 destinos para mais de 160. A renovação da parceria acontece em um momento de retomada das exportações de calçados, o que nos deixa ainda mais otimistas para um futuro próximo. Nossa expectativa é a mais positiva e, certamente, é impulsionada pelas ações de promoção comercial e de imagem que serão realizadas pelo Brazilian Footwear nos próximos dois anos", destacou o presidente-executivo da Abicalçados, Haroldo Ferreira.

O diretor de negócios da ApexBrasil, Lucas Fiuza, reforçou a importância do apoio da Agência à exportação dos pares verde-amarelos. Segundo Fiuza, a cada R$ 1 investido dentro de todos os convênios da Apex, R$ 186 retornam em exportações. 

Incremento

Ferreira lembra que, no ano passado, houve incremento de 32% nas exportações, chegando a mais de 123 milhões de pares embarcados, um número superior ao registrado antes da pandemia, em 2019.

"No primeiro mês de 2022, seguimos na toada da recuperação, totalizando 14 milhões de pares embarcados ao exterior, quase 44% mais do que no mesmo mês de 2021", destaca o dirigente da Abicalçados.

Entenda

O Brazilian Footwear é o programa de incentivo às exportações de calçados brasileiros. Criado em 2000, tem o objetivo de aumentar a presença da indústria calçadista brasileira e de suas marcas no mercado internacional.

Com o apoio do programa, são promovidas ações de promoção comercial, como a participação de marcas brasileiras em feiras e rodadas de negócios internacionais, e também ações de imagem que buscam fortalecer as marcas nacionais, bem como a identidade do calçado made in Brazil.

Propósitos do projeto:

• alavancar as exportações calçadistas brasileiras;
• promover oportunidades de negócios;
• fomentar a competitividade e o desenvolvimento para exportação;
• indicar direções estratégicas para empresas do setor;
• destacar o Brasil, o calçado brasileiro e suas marcas.

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