Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | País SANTA CATARINA

Quadrilha que comprava imóveis com dinheiro do tráfico em Balneário Camboriú é alvo de operação

Mandados de busca e apreensão também foram cumpridos em Itajaí (SC) e Arapongas (PR). Justiça decretou ainda sequestro de apartamento de luxo

Por Agência Brasil
Publicado em: 15.03.2022 às 14:07 Última atualização: 15.03.2022 às 14:09

Um esquema de lavagem de dinheiro por meio da negociação e compra de apartamentos de alto padrão em Balneário Camboriú (SC) com recursos do tráfico internacional de drogas é alvo da operação Vertigem, da Policia Federal, nesta terça-feira (15).

Quadrilha comprava imóveis com dinheiro do tráfico em Balneário Camboriú
Quadrilha comprava imóveis com dinheiro do tráfico em Balneário Camboriú Foto: Divulgação/PF
Na ação, que tem o apoio da Receita Federal, são cumpridos cinco mandados de busca e apreensão nas cidades de Itajaí (SC), Balneário Camboriú e Arapongas (PR). Também foi decretado o sequestro de um imóvel de luxo que seria objeto da lavagem de dinheiro.

Segundo a PF, as investigações revelaram que o esquema criminoso foi criado por meio de negócios jurídicos fraudulentos, custeados com dinheiro ilícito.

O valor dos imóveis era subfaturado, e "laranjas" ocultavam a identidade do real adquirente, um narcotraficante internacional. O homem, que não teve a identidade revelada, é chefe do grupo criminoso responsável pela remessa de diversos carregamentos de cocaína para a Europa através do Porto de Paranaguá (PR).

"Em relação a um dos imóveis objeto da lavagem, verificou-se indícios do envolvimento da construtora responsável pelo empreendimento, consubstanciado no fato de ter recebido grande quantia de dinheiro em espécie sem qualquer formalização contratual ou a devida comunicação aos órgãos competentes", detalhou a PF em nota.

Os investigados responderão pelo crime de lavagem de dinheiro, com penas que podem variar de três a 10 anos para cada ação.

Histórico

O trabalho é um desdobramento da operação Enterprise, deflagrada pela Polícia Federal no dia 23 de novembro de 2020 em diversos estados e no exterior para combater um conglomerado de organizações criminosas especializadas no crime de tráfico internacional de drogas.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.