Publicidade
Notícias | País PARALISAÇÃO

Com salários em atraso, recenseadores falam em greve

Trabalhadores vêm se manifestando nas redes sociais oficiais do órgão sobre os problemas enfrentados e convocando outros colegas temporários para a paralisação

Por Daniela Amorim/ Estadão Conteúdo
Publicado em: 24.08.2022 às 22:01

Com pagamentos em atraso, recenseadores contratados temporariamente pelo IBGE para a coleta do Censo Demográfico 2022 têm se mobilizado por uma greve nacional a partir de 1.º de setembro por melhores condições de trabalho. Os trabalhadores vêm se manifestando nas redes sociais oficiais do órgão sobre os problemas enfrentados e convocando outros colegas temporários para a paralisação. Questionado sobre o motivo para o atraso na liberação de pagamentos, o IBGE respondeu que a explicação "é de ordem operacional", e não "um problema de caixa".

Com salários em atraso, recenseadores falam em greve
Com salários em atraso, recenseadores falam em greve Foto: IBGE/Divulgação

"O IBGE tem ciência de uma mobilização de recenseadores", respondeu. "O instituto está comprometido em extinguir os atrasos nos pagamentos a partir de mudanças e simplificações nos processos, que serão divulgadas em breve. O IBGE reafirma o compromisso e a responsabilidade de honrar as suas obrigações em remunerar devidamente todos aqueles que vêm trabalhando na operação censitária."

O IBGE divulgou um pedido público de desculpas aos recenseadores, em uma postagem em suas redes sociais na última terça-feira (23). Na publicação, reconhece o atraso do pagamento da ajuda de treinamento e de locomoção e também a demora na liberação do pagamento do trabalho de coleta.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual