Publicidade
Notícias | País INVESTIGAÇÃO

Grupo que usava aeronaves para transportar cocaína para o Brasil é alvo de operação da PF

Entre os integrantes da organização criminosa estão empresários do ramo da aviação agrícola, advogados e pilotos do RS, PR e MG

Por Jornal NH
Publicado em: 24.10.2022 às 17:38 Última atualização: 24.10.2022 às 17:38

Um grupo formado por empresários do ramo da aviação agrícola, advogados e pilotos é investigado pela Polícia Federal (PF) por usar aeronaves para transportar cocaína para o Brasil. Policiais federais cumpriram nesta segunda-feira (24) um mandado de prisão preventiva em Uberlândia (MG) e mandados de busca e apreensão em Passo Fundo, no Sul do Rio Grande do Sul, e em Arapongas, no Paraná. Uma aeronave foi recolhida no município paranaense. Na cidade gaúcha, pedras preciosas (esmeraldas), joias, arma de fogo, cheques e documentos foram apreendidos.


A ação faz parte da segunda fase da Operação Manifest, cujo alvo é a organização criminosa dedicada ao tráfico internacional de drogas. A PF também fez o bloqueio de imóveis e de outros valores do grupo, além da arrecadação de outros bens que venham a ser identificados.

Segundo a PF, os suspeitos poderão responder pelos crimes de tráfico internacional de drogas, organização criminosa e lavagem de dinheiro, entre outros que venham a ser identificados com o avanço da investigação.

Histórico

As investigações começaram em dezembro de 2020, a partir de um acidente aéreo no interior do município de Muitos Capões, nos Campos de Cima da Serra. 

Na primeira fase da operação, em dezembro de 2021, foram presos 11 investigados e cumpridos 30 mandados de busca. Na época, foram bloqueados R$ 15 milhões em imóveis e valores da organização criminosa, e apreendidas oito aeronaves, 12 veículos e grande quantidade de armas e munições.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual