Publicidade
Notícias | País PELO QUARTO ANO

Bolsonaro concede indulto de Natal a policiais e militares

Entre os beneficiados estão agentes de segurança pública que forem condenados por crimes culposos até 25 de dezembro

Por Daniel Weterman
Publicado em: 23.12.2022 às 09:49 Última atualização: 23.12.2022 às 12:59

O presidente Jair Bolsonaro (PL) autorizou a concessão de indulto natalino a presidiários no Brasil, que, para obter o benefício, devem se enquadrar nos critérios definidos em decreto publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (23).

Para obter o benefício, presos devem se enquadrar nos critérios definidos em decreto publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira
Para obter o benefício, presos devem se enquadrar nos critérios definidos em decreto publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira Foto: Stock.Xchng
O indulto natalino consiste em um perdão de pena coletivo concedido pelo presidente da República para condenados que se enquadram nas condições expressas na lei.

Dentre os atendidos pelo indulto, estão militares da Forças Armadas e policiais, e ainda condenados acometidos por doenças como paraplegia, tetraplegia ou cegueira e outras enfermidades graves, e pessoas maiores de 70 anos de idade que tenham cumprido pelo menos um terço da pena.

Os militares que recebem o benefício pelo quarto ano consecutivo são aqueles que cometeram crimes culposos até o dia 25 de dezembro e que foram condenados por crimes culposos cometidos no âmbito de operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO).


Para receberem indulto, policiais que cometeram crimes culposos devem ter cumprido ao menos um sexto da pena.

Outros beneficiários incluem agentes do sistema de segurança pública e militares que tiverem sido condenados por crime na hipótese de excesso culposo – ou seja, que cometeram excessos em caso de necessidade, legítima defesa ou cumprimento do dever legal.

Com informações de Estadão.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual