Publicidade
Notícias | País CINCO ANOS DO CRIME

Estátua de Marielle Franco é inaugurada em dia de homenagens no Rio de Janeiro

Em busca por justiça, o Instituto que leva o nome da ex-vereadora organizou uma agenda cheia de eventos ao longo desta terça-feira (14), em memória dela e do motorista Anderson Gomes mortos a tiros em 2018

Publicado em: 14.03.2023 às 16:10 Última atualização: 14.03.2023 às 17:28

Em busca por justiça, o Instituto Marielle Franco organizou uma agenda cheia de eventos que acontece ao longo desta terça-feira (14), no Rio de Janeiro. O Festival Justiça por Marielle e Anderson começa, às 18h, na Praça Mauá, zona portuária da cidade, com a presença da ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, irmã da vereadora. O evento marca meia década desde o assassinato ainda sem resolução da vereadora Marielle Franco e seu motorista Anderson Gomes.

 Escultura "Marielle Gigante", de 11 metros de altura, no Museu de Arte do Rio (MAR)
Escultura "Marielle Gigante", de 11 metros de altura, no Museu de Arte do Rio (MAR) Foto: Waggner da Silva
Pela manhã, foi inaugurada a escultura "Marielle Gigante", de 11 metros de altura, no Museu de Arte do Rio (MAR), e a exposição A Voz de Marielle, no Museu do Amanhã, instalação que usa tecnologia de realidade aumentada e reconhecimento facial para conectar imagens da vereadora com seus discursos, além de obras em homenagem à vereadora.

Missa

Também pela manhã, foi celebrada uma missa por Marielle e Anderson na Igreja Nossa Senhora do Parto, próxima à estátua de Marielle, instalada no Buraco do Lume, no centro do Rio. Os padres Luciano e Vanderson levaram à homilia uma mensagem voltada para a necessidade de se colocar a Justiça como uma questão de alcançar a paz, não como vingança, lembrando que Marielle levou sua mensagem para sua comunidade, para o Rio de Janeiro e agora leva para o mundo.


Estiveram presentes na missa os pais de Marielle, Marinete e Antônio Francisco; a viúva, Mônica Benício; e a filha, Luyara Santos, assim como a esposa de Anderson do Carmo, Agatha Arnaus, e muitos amigos que lotaram a igreja.

Na parte da tarde, acontece o lançamento do sétimo Boletim de Segurança Pública na Maré, da Redes da Maré, divulgado pela Agência Brasil, e à noite, das 18h às 23h, a Praça Mauá será ocupada pelos shows do Festival com artistas como Djonga, Luedji, Azula, Baile Black Bom e Bia Ferreira, além das participações especiais de Marcelo D2 e Criolo.

"Agora, com a mudança no governo, crescem as esperanças de que as autoridades responsáveis cumprirão seu papel", afirma o Instituto Marielle pelas redes sociais, acrescentando que cinco anos sem respostas é tempo demais.

O Festival conta com apoio logístico do Pier Mauá, Museu do Amanhã, Porto Maravilha, MAR, Prefeitura do Rio e do Comitê Justiça por Marielle e Anderson.

Dia de Marielle Franco

Na segunda-feira (13), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou uma mensagem à Câmara dos Deputados pedindo urgência para votar o projeto que cria o Dia Nacional Marielle Franco de Enfrentamento a Violência Política de Gênero e Raça, a ser celebrado em 14 de março.

O projeto proposto pelo Palácio do Planalto tem o objetivo de "conscientizar a sociedade a respeito das violências sofridas pelas mulheres no ambiente político, em especial, mulheres negras".

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual